27 junho 2014

ESCOLA BÍBLICA DE FÉRIAS !!


Boas Maneiras na Casa de Deus


Normalmente as pessoas que vão à igreja querem entrar em uma sintonia maior com Deus, ouvir Sua voz e aprender a servi-Lo melhor. Claro que é na igreja que vivemos os momentos mais marcantes de nossa vida.Você conhece a Verdade, tem o novo nascimento, recebe forças para os momentos mais difíceis, faz suas grandes escolhas, na maioria das vezes conhece seu futuro marido ou esposa, casa-se ou salva seu casamento, se alimenta na Santa Ceia… Enfim, a igreja não é apenas um lugar para passar um período da nossa vida, mas enquanto estivermos neste mundo, ela será como a porta do céu para nós.
Por ser tão especial, todos devemos aprender a nos portar à altura, como está escrito: “Guarda o pé, quando entrares na Casa de Deus; e inclina-te mais a ouvir do que oferecer sacrifício de tolos, pois não sabem que fazem mal.” Eclesiastes 5.1
Quando vamos a um tribunal, percebemos logo o ambiente solene e de respeito. Será que a igreja é inferior a esses lugares importantes? Será que o nosso Deus merece menos reverência que um homem atribuído de autoridade?
Imagino quais foram suas respostas, por isso é bom seguir algumas dicas, para que todos possamos, a cada dia, oferecer uma oferta mais perfeita.


Nós amos falar sobre: “Boas maneiras na casa de Deus”

Como é que eu devo me comportar na casa de Deus? O meu comportamento na igreja será que é igual a outros lugares. Como eu faço em casa? Como eu faço na escola? Como eu faço no parque? Como eu faço no shopping?

Por que devemos agir de modo diferente? Muitas das vezes não me sinto motivado a realizar coisas espirituais. Empregamos muitas energias em outras áreas que são importantes. Mas não estamos tão interessados nas coisas espirituais


Algumas dicas para o bom andamento do culto cristão

1ª Dica: Na hora do culto não é o momento de colocar os assuntos em dias
Quando estamos em companhia de pessoas que amamos, gostamos de conversas. E não há nada de errado em conversar, colocar os assuntos em dia. Trocar ideias. Não há problemas, pelo contrário é bom! Mas na hora do culto.

Na hora que você estiver prestando culto a Deus. Na hora em que outros estão prestando culto a Deus. Não é hora de colocar os assuntos em dia.

Veja comigo esse texto que escreveu Salomão movido pelo espírito de Deus.

Ec 3.1-7 “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu: há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou; tempo de matar e tempo de curar; tempo de derribar e tempo de edificar; tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de saltar de alegria; tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar e tempo de afastar-se de abraçar; tempo de buscar e tempo de perder; tempo de guardar e tempo de deitar fora; tempo de rasgar e tempo de coser; tempo de estar calado e tempo de falar”.

Não se preocupe você terá tempo para gastar tempo conversando. Mas quando você faz isso no culto isso não somente atrapalha. Você, seu amigo e as pessoas que estão nos banco atrás e na frente. Como demonstra uma falta tremendo de respeito. Respeito com Deus. Respeito com seus irmãos em Cristo. Respeito com aquele que está presidindo
Não faça mais isso. Cuidado com as conversas. Cuidados com as brincadeiras. Tem jovem que fica brincando. Tem adulto que fica brincando. Brinca em casa irmão

2ª Dica: Na hora do culto não é o momento de teclar no mundo do virtual.
Todos nós gostamos de pertencer a uma classe de pessoas atualizadas. A gente não gosta de ser atrasado no mundo da tecnologia. Eu creio que tudo pode ser usado para o bem

Mas às vezes fazemos mau uso da tecnologia. Teclar no culto não é saudável. Demonstra desinteresse com o sagrado. Pessoas que demonstram desinteresse com o sagrado perdem a sua fé. Deixe para teclar depois do culto, e mesmo assim, seja moderado.

Não permite que isso te vicie. Há uma indicação bíblica que demostra exatamente isso: 1 Coríntios 6:12  Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas.

Coloque seu celular no vibra cal. Todas as operadoras telefônicas avisam se alguém ligar. E quando não o celular está programado para registrar quem te ligou. Satanás pode usar isso para atrapalhar a sua adoração. Não deixe Satanás fazer isso.

3ª Dica: A Casa de Deus não deve ser apreciada como uma Casa de bagunça.

Irmãos quem gosta de sujeira é porco. Porque você acha que porco gosta de lama? E por causa do seu corpo, sua pele não transpira. E por causa disso o porco superaquece, o porco precisa minimizar o calor do corpo. Então se refestela na lama.

Mas não é o nosso caso. Se você tirar algo do lugar, coloque de volta. Se você pegar algo, devolva. Se você abrir, feche. Se você espalhar, ajunte! Eu te garanto não vai cair sua mão: Bíblias - Roupas - Pertences. Não deixe na igreja, não é o lugar.

4ª Dica: A Casa de Deus deve funcionar onde todos trabalham na sua função.
Na igreja tem repartições, ou seja, departamentos, o bom funcionamento da igreja depende que cada um faça de suas atribuições um ministério louvável.

Se você precisa de algo que pertence ao ministério de Limpeza, vá até o responsável. Se você precisa de alvo que pertence ao ministério de patrimônio, vá até o responsável.

Não precisa ficar reclamando pelos cantos da igreja, não precisa ficar levando para problemas que podem ser resolvido da melhor maneira.

5ª Dica: O banheiro é para ser usado, mas cuidado com as “Saidinhas na hora do culto”.
Todos nós temos necessidades fisiológicas, entretanto sair do culto com regularidade e frequência, demonstra não somente desequilibro nas necessidades como um desrespeito com o culto.

Você pode se planejar usar o banheiro antes ou depois do culto. Obviamente eu há exceções, mas invariavelmente são sempre as mesmas pessoas que fazem desse hábito um ato duvidoso.

Nossos cultos não são demorados, assim sendo você pode se planejar melhor. Até mesmo para o seu aproveitamento.

6ª Dica: A cordialidade e a simpatia ainda é a melhor maneira de tratar o próximo.
Irmãos nós cultivamos a cordialidade e a simpatia no trato.

Por favor, evite atos grosseiros que demonstrem perca do domínio próprio, demonstrando desrespeito para com seus irmãos em Cristo.

Crianças, jovens e adultos cuidado com as brincadeiras que podem trazer ofensas.

Discipuladores não permitam que ninguém seja desonrado ou vergonhado na sua sala de aula.

7ª Dica: Estar atrasado constante demonstra desorganização com o tempo
Todos nós temos que lidar com o tempo, entretanto alguns de nós enfrentamos mais dificuldade par administrar o tempo.

Com certeza você deve prezar pontualidade em outras demandas sociais, como: escola, trabalho, encontros etc.

Você não ficaria satisfeito se você tivesse um funcionário ou um aluno que sempre está atrasado.

Isso demonstra desorganização com tempo e principalmente desrespeito com culto que prestamos a Deus.

8ª Dica : As crianças também precisam ser ensinadas:

Se você tem crianças, acomode-as nas salas da Rede infantil, onde tem pessoas especializadas para ensinar a Palavra de Deus na linguagem delas. Mas, se prefere que elas fiquem com você, procure os lugares atrás e nas pontas das fileiras. Não deixa-as soltas no templo,correndo,brincando ou mesmo bagunçando na hora da palavra, Lembre-se de que todos esforçaram-se para estar ali e não devem ser atrapalhados.

Conclusão
A casa de Deus é um lugar Santo. Devemos nos comportar de modo correto.

Habacuque 2.20 “O SENHOR, porém, está no seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra”.



18 junho 2014

CRISTO É A GARANTIA DE CONFIABILIDADE



Isaías 40:8 - Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente. 

Ao comentar o caráter fortuito de nossa vida Isaías, por contraste, enfatiza a natureza eterna da palavra divina: “Seca-se a erva e caem as flores, mas a palavra de nosso Deus subsiste eternamente” (Isaías 40:8).

As coisas desta nossa vida parecem tão fortuitas que, às vezes, alguns perguntam se existe alguma coisa que valha à pena. Amizades, antes permanentes, agora são transitórias. Verdades, antigamente reverenciadas, hoje são zombadas como falta de realismo. E não faltam crentes, hoje em dia, que não fazem negócio com crente...

É essencial acreditar que “a palavra de nosso Deus subsiste eternamente”. É isto que impede sermos transformados em joguete da história. A Bíblia afirma que o Senhor é o mesmo “hoje, ontem e para sempre”. Se Ele nos libertou ontem, porque deixará de fazê-lo amanhã? De acordo com os profetas do Antigo Testamento, quando o Senhor diz que “abençoará”, na realidade Ele “já abençoou”. É só uma questão de esperar, para descobrirmos a bênção. Nada de ervas secas ou flores caídas: a palavra do Senhor subsiste eternamente.

 Pr. Olavo Feijó

07 junho 2014

Festa junina – inofensiva ou não?


Todo mês de maio e junho é a mesma coisa, a maioria das escolas põe lenha na fogueira para as crianças entrarem no clima da festa junina. Me dei conta de que precisamos falar mais sobre os significados desta festa ao saber que algumas crianças da igreja estavam planejando participar delas, elas conversavam na sala da EBD:
_ Eu vou dançar quadrilha na festa junina da minha escola. No que a outra respondeu:
_ Eu também, e vou comer muito...
Apesar de serem frequentes na igreja juntamente com suas famílias, essas crianças não têm ideia de onde estão entrando, precisam ser apascentadas por pais e professores que as amem. Erramos por não sabermos a origem e significados das coisas. “Assim, eu lhes digo, e no Senhor insisto, que não vivam mais como os gentios, que vivem na inutilidade dos seus pensamentos. Eles estão obscurecidos no entendimento e separados da vida de Deus por causa da ignorância em que estão, devido ao endurecimento do seu coração. Tendo perdido toda sensibilidade, eles se entregaram à depravação, cometendo com avidez toda espécie de impureza.” Efésios 4:17-19.
Nossa falta de instrução e de saber tem afetado nossos pequeninos, e a nós também, é claro. Percebi que muitos pais cristãos não sabem os significados de tal comemoração, senão suas crianças não estariam evolvidas com esta festa de origem pagã, ou seja, idólatra. Fiz uma pesquisa na Net e dentre tantos sites, escolhi um de educação, (http://clickeducacao.com.br/), que não é religioso, e ensina o sentido desta festa, de onde extrai as informações abaixo.
Acompanhe comigo e veja você mesmo QUAL O SENTIDO DA FESTA JUNINA.
“A festança dos santos de junhoAntônio, João e Pedro são, até hoje, os santos mais populares do Brasil. Mas o que poucos sabem é que toda essa alegria remonta à Antigüidade, quando por toda a Europa festejos pagãos comemoravam no mês de junho o início do preparo da terra para o plantio. Hoje, a festança começa no dia 12, véspera de Santo Antônio, e termina no dia 29, dia de São Pedro. Mas o auge mesmo é a noite de 23 para 24, dia de São João Batista, o santo fogueteiro.
O começo de tudo
Na Antigüidade, quando a ciência ainda não havia explicado o funcionamento do universo, as alterações no clima eram atribuídas à magia e aos deuses. Dias quentes e ensolarados, depois dos meses frios do inverno e dos dias amenos da primavera, eram considerados uma bênção divina. Assim, os povos daquela época criaram rituais para garantir a boa vontade e a bondade das divindades responsáveis por esses fenômenos.
Você Sabia que antes de o cristianismo dominar a Europa, as festas juninas comemoravam a deusa Juno, mulher de Júpiter, que fazia parte do panteão do Império Romano. Para diferenciar as festas de Juno da festa de João, a Igreja Católica passou a chamá-las "joaninas". Com o tempo, as festas joaninas, realizadas em junho, acabaram sendo mais conhecidas como "juninas".
Sincretismo religioso. Quando o cristianismo tornou-se a religião oficial do Ocidente, no século IV, as principais celebrações pagãs foram sendo incorporadas ao calendário das festas católicas. Foi assim com o Dia de Todos os Santos e também com as festas juninas. Já no século VI, a Igreja Católica reservou o dia 24 de junho para comemorar o nascimento de São João Batista, que, segundo a Bíblia, batizou Jesus Cristo. Aos poucos os cristãos foram criando novos mitos para explicar as práticas anteriores (pagãs). Estavam fazendo o que hoje chamamos sincretismo religioso. Por exemplo: para justificar o uso do fogo na festa cristã, conta-se que Santa Isabel teria acendido uma fogueira para avisar Maria – sua prima – do nascimento de seu filho João Batista. As comemorações foram ampliadas no século XIII, incluindo o dia da morte de Santo Antônio de Pádua, 13 de junho, e o da morte de São Pedro, 29 de junho.
Cada um dos santos
Somente a partir do século VI os santos católicos Antônio, João e Pedro foram associados às alegres festas de junho. Foi uma forma de a Igreja Católica não só homenagear seus santos mais populares, mas também ofuscar a antiga tradição pagã que predominava nas festas juninas.
Tudo o que uma festa junina deve ter
Fogueiras

Além de ser um elemento de reunião das comunidades e famílias, a fogueira tem outros significados milenares: proteção contra maus espíritos, purificação, agradecimento e homenagem a deuses.
Fogos de artifício
Segundo a tradição popular, o barulho dos fogos de artifício espanta maus espíritos e acorda São João para a festa.
Balões
Simbolizam a oferenda aos céus para a realização de pedidos ou agradecimento de desejos satisfeitos.
Lavagem do santo A tradicional lavagem de São João, no dia 24 de junho, é um batismo simbólico. Segundo a crença popular, no momento da lavagem a água do rio passa a ter poderes de cura. É por isso que os participantes molham os pés, o rosto e outras partes do corpo e guardam um pouco de sua água.
Levantamento do mastro
O mastro de São João é fincado no solo e a seu redor são lançados pedaços de unha, fios de cabelo e sementes, simbolizando o desejo de fertilidade. Apesar de ser "de São João", os três santos homenageados estão representados em sua ponta.
Casamento caipira
Uma das mais divertidas tradições das festas juninas é, sem dúvida, o casamento caipira – também chamado de "casório matuto". A representação, em tom de brincadeira, é cheia de malícia e conotações sexuais. A história sofre pequenas variações, mas o enredo é sempre o mesmo: a noiva fica grávida antes do casamento e os pais obrigam o noivo a se casar com ela. Desesperado, o noivo tenta fugir, mas é impedido pelo delegado e seus soldados, que arrastam o "condenado" ao altar e vigiam a cerimônia. Depois que o casamento é realizado, inicia-se a quadrilha.”
Fonte: http://clickeducacao.com.br/


Vamos parar por aqui com essa pesquisa para pensarmos um pouco: a festa junina é inofensiva ou não? O que Jesus faria em meu lugar? Como posso pensar e agir de acordo com os valores e princípios bíblicos e ensiná-los a esta geração?
A Bíblia diz claramente o quanto irrita ao nosso Deus a adoração a outros deuses. A quadrilha se parece com a festa relatada em Êxodo 32 – “Arão edificou um altar diante do bezerro de ouro e anunciou: Amanhã haverá uma festa dedicada ao Senhor (...) Na manhã seguinte, ofereceram holocaustos e sacrifícios de comunhão. O povo se assentou para comer e beber, e levantou-se para se entregar à farra (...) Disse o Senhor a Moises: Tenho visto que este povo é um povo obstinado. Deixe-me agora para que a minha ira se acenda contra eles, e ou os destrua. Depois farei de você uma grande nação.”
De que lado você, suas crianças e jovens estão: do povo cabeçudo ou do lado da grande nação? Você está em comunhão com Deus ou com os demônios? (1 Co 1014-24). “Vocês não podem participar da mesa do Senhor e da mesa dos demônios.” I Co 10:21. São estes princípios e outros mais, que temos a oportunidade de ensinar aos nossos filhotes nesta época de festas junina, pois “Tudo é permitido, mas nem tudo convém. Tudo é permitido, mas nem tudo edifica”. 1Co 10.23. Se você ainda acha que festas juninas são inofensivas, sem perigos, se tiver paz para comemorá-la e deixar suas crianças se envolverem, vá em frente, mas sabendo que todos os espíritos cultuados nesta festa estarão com vocês.


Por: Alexandra Guerra Castanheira é autora do livro “Infância: O Melhor Tempo Para Semear” da Editora Betânia. Pedagoga, palestrante, trabalha na gestão do Colégio Cristão VER e é capacitadora da AECEP.
E-mail:
alexaguerra76@hotmail.com Blog: alexaguerra.blogspot.com

01 junho 2014

FOTOS DO CULTO: PARE,PENSE E SIGA JESUS





PARABÉNS À TODOS QUE COLABORAM PARA QUE O CULTO DA REDE INFANTIL ACONTECESSE.DEUS ABENÇOE À TODOS...É PARA TI SENHOR...OBRIGADA!!

Rede Infantil
(IBDT)

Seguidores



DEVOCIONAL DIARIO:

Hora: