30 agosto 2015

21 Alimentos que criança não deve comer antes de 2 anos ou +

1 – Chocolate:
Acho que isto é uma das coisas que todos contam os dias pra poder oferecer pras crianças. Infelizmente muitas comem antes mesmo de 1 ano, o que realmente é uma pena. Chocolate apesar de ser uma delícia (já confessei aqui que sou chocolatra), é rico em açúcar, gordura e cafeína. E até os 2 anos o açúcar deve ser evitado ao máximo.
Além disso, devemos lembrar que a grande maioria dos chocolates tem leite, e que este é totalmente contra indicado antes de 1 ano por causa do grande risco de alergia, intolerância e etc. Uma simples foto “fofinha” pode causar uma intoxicação no bebê ou criança, causando diarreia, náuseas e vômitos. Você pode até achar que eu estou exagerando, mas pense: o estômago de nossas Crias é pequeno, o nosso é grande, ou seja, o muito pra nós é bem diferente do muito pra eles!
2 – Marshmallow:

Imagem Pinterest
De vários formatos, cores, molinhos, no inverno há quem adore colocar no espeto e assar na fogueira, não é?
Mas eles são nada mais, nada menos que: açúcar ou xarope de milho, clara de ovo, gelatina e algumas gomas, ou seja, açúcar puro! Dependendo da cor, tem os corantes e afins, mas a preocupação mesmo aqui é a alta quantidade de açúcar antes de 2 anos!

3 – Balas, pirulitos:
Olha, apesar de serem coloridos, docinhos, tentadores, NÃO, eles não são comidas pra criança. Além do risco de engasgar, é açúcar puro. Ou seja, definitivamente não!
Além do açúcar, tem os corantes, xarope de milho e outros ingredientes que além de contribuir pro excesso de peso, viciam, ou seja, se já oferecermos este tipo de coisa pras crianças, mais difícil será evitar no futuro quando ou se necessário. Outro fator importante é que a maioria das pessoas não conseguem comer 1 única balinha ou 1 pirulito, sempre consomem um montinho e de novo caímos na questão quantidade: o que é pouco pra nós é muito pras Crias.
Fujam dos pirulitos e balas “brindes”. A criança tem que tomar vacina ou injeção porque precisa e não porque vai ganhar um pirulito, vai cortar o cabelo porque está comprido e não pra ganhar uma bala, entendem? Cada vez mais precisamos fazê-las entender as coisas e outra, doce não é mérito algum!

4 – Açúcar de qualquer tipo:

Imagem: Banco de Imagem USP
O açúcar em si, independente de qual seja, é de certa forma “proibido”, ou melhor contra-indicado pra crianças com menos de 2 anos. O açúcar tem poder de “acostumar”, viciar o cérebro e fazer com que a pessoa crie a tendência em preferir sempre o doce ao salgado, além do fato de que é o causador de diabetes e contribui muito com o excesso de peso e obesidade.
Ele é um inimigo que ao mesmo tendo que é visível é invisível, pois em praticamente tudo encontramos açúcar: bolos caseiros, pães, bolachas, biscoitos, bolachas recheadas, sucos de caixinha, refrigerante e até mesmo nos alimentos encontrados na feira, pois frutas, verduras e legumes possuem seu açúcar natural.
Adoçar sucos, frutas é um hábito nosso, dos adultos e devemos ensinar nossas crianças a consumir tudo de forma natural, sem adição do mesmo!
Relembrem neste post: Tipos de Açúcar: Qual opção escolher? sobre o que falei sobre açúcar e qual, quando liberado deve ser consumido com moderação na casa de vocês.
Neste link tem um estudo muito bacana sobre Obesidade na Infância e Adolescência, vale a pena a leitura pra ver como o que sempre falo não é exagero e sim uma realidade! Quando me formei, em 2001, problema de saúde pública era desnutrição, ou seja, em 13 anos mudou a realidade em nosso País, mas de nada adianta nossas crianças estarem obesas, não é mesmo?
Além da obesidade, temos o problema das cáries que sim, podem acontecer desde o primeiro dente se não fizer a higiene correta!
5 – Achocolatado
Se você reparar, fuçar vai perceber que até alguns fabricantes dizem que não devem ser consumidos antes dos 3 anos, ou indicam uma quantidade de consumo à partir dos 3 anos menor que a “usual”. Achocolatados são praticamente açúcar.
Os ingredientes na maioria deles são: açúcar, cacau em pó, minerais, maltodextrína, vitaminas, emulsificante lecitina de soja, antioxidante ácido ascórbico e aromatizante. Contém Glúten e contém traços de leite (ingredientes retirados do site da marca em questão).
Além do risco da obesidade e sobrepeso, estudos já mostram que a ingestão em excesso de açúcar pode deixar as crianças pequenas irritadas e dispersivas, pois a o açúcar provoca maior concentração de insulina no sangue, aumenta a adrenalina que em excesso provoca a ansiedade, excitação  e dificuldade de concentração.
Vamos pensar assim, pra que oferecer antes dos 2 anos algo que além de conter muito açúcar pode fazer com que a criança tome leite só desta forma? O que queremos não é criar bons hábitos? Uma vez criados é mais difícil mudar no futuro e no conjunto de toda alimentação temos muito açúcar e o risco de obesidade e doenças provenientes dela é alta.
6 – Sal

Imagem Pinterest
Sal é sódio e iodo, o sódio em excesso faz mal pra saúde, sobrecarrega os rins e altera a pressão. Falei tudo sobre Sal, sódio e iodo: Como ponderar sua ingestão?  Olha só aqui uma das frases que usei no texto:  O sódio está presente em praticamente todos os alimentos e nos industrializados em maior quantidade, por isso, ler os rótulos e analisar quais escolhas estão fazendo é mais do que válida, é cuidar da alimentação de seus filhos.

7 – Salgadinhos, biscoitos (bolachas) doces e biscoitos (bolachas) recheadas:

Maternidade Colorida
Quando falei sobre este item no outro post, muitos ficaram “inconformados” com a famosa “Bolacha de Maizena”, bom, vamos aos ingredientes de uma das opções de marca encontrada no mercado: Farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, açúcar, gordura vegetal hidrogenada, açúcar invertido, amido, soro de leite, sal, fermentos químicos bicarbonato de amônio, bicarbonato de sódio e pirofosfato ácido de sódio, emulsificante lecitina de soja, aromatizante e melhorador de farinha metabissulfito de sódio. Contém Glúten.  
Agora os ingredientes de uma bolacha de leite sem recheioFarinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, xarope de açúcar, margarina, gordura vegetal, carbonato de cálcio, leite em pó integral, amido, sal, sulfato de zinco, açúcar invertido, fermentos químicos bicarbonato de amônio, pirofosfato dissódico e bicabonato de sódio, aromatizantes, emulsificante lecitina de soja, corante caramelo III e corantes naturais carmim cochonilha e clorofila e umectante propileno glicol. CONTÉM GLÚTEN.
Se partimos do princípio que açúcar não é indicado antes dos 2 anos, logo, essas bolachas também não são, além de ricos em sódio, ingredientes transgênicos, glutamato, corantes, gordura. Prefira sempre as opções mais naturais, caseiras, mas mesmo assim com MUITA moderação antes dos 2 anos se tiver açúcar na receita, caso adocem com frutas secas melhor.
8 – Embutidos (peito de peru, salsicha, mortadela, presunto, salame): 
Segundo a Wikipedia O termo enchido (português europeu) ou embutido (português brasileiro) compreende o gênero de alimentos que são produzidos ao encher tripas de animais (previamente limpas) ou sintéticas (principalmente no caso de versões vegetarianas) com diversos tipos de recheio. O produto desta operação pode opcionalmente ser defumado antes de ser consumido. Tradicionalmente, muitos dos enchidos portugueses são confeccionados com carnesgorduras e entranhas resultantes da matança do porco. Após uma lavagem cuidada, a parte inferior das tripas é atada, de forma a que possam ser enchidas pela parte superior. O tempero da carne é realizado no mesmo dia, para que se possam encher as tripas no dia seguinte ou ainda no próprio dia.
Agora olha aqui os ingredientes da salsicha: Carne mecanicamente separada de aves, Carne suína, Água, Carne bovina, Proteína de soja, Sal, Amido, Pimenta, Alho, Regulador de acidez: lactato de sódio (INS325), Aromatizantes: aromas naturais (com pimenta, coentro, noz moscada e antiumectante: dióxido de sílicio (INS551i)) e aroma de fumaça, Estabilizantes: triopolifosfato de sódio (INS451i) e pirofosfato de sódio (INS450i), Conservador: nitrito de sódio (INS250), Realçador de sabor: glutamato monossódico (INS621), Antioxidante: isoascorbato de sódio (INS316), Corantes: ácido carmínico (INS120) e urucum (INS160b). NÃO CONTÉM GLÚTEN.
E aqui a Tabela Nutricional:

Retirado do site do fabricante
Tem certeza de que vai dar isso pro seu filho? Bom, se levarmos tudo isso em consideração, definitivamente NÃO, salsicha não é comida de criança e NÃO DEVE ser oferecida antes do 2 anos!
Ricos em sódio, gorduras, conservantes, corantes, nitrato (responsável por deixá-los avermelhados) que é cancerígeno. é porcaria pura. Pode ser gostoso, mas são porcarias e se você tem criança pequena em sua casa, é uma grande oportunidade pra parar de consumi-los. Abuse dos queijos na hora de petiscar. Pães com patês variados também são outras opções de petiscos.
9 – Refrigerante:
Caloria vazia, cheio de açúcar e claro, viciante, afinal muitas de nós não vive sem e toma escondido das Crias, esse devia ser evitado pra todo o sempre, afinal, nada de bom eles oferecem.
E por mais que você achem um absurdo eu falar sobre isso, já vi muitos BEBÊS com refrigerante na mamadeira e é muito triste!
Gente é tão fácil, ao invés de oferecer refrigerante, ofereça água ou suco natural! Simples assim!
As queridas Paty Cerqueira e Monica Brandão do blog Comer para Crescer fizeram um post bem bacana sobre Refrigerante X Infância.
10 – Bisnaguinha
Aí, sinto que agora ferrou-se hahahaha, um monte de mãe vai enlouquecer agora! Na realidade este item entra nesta lista pois quero mostrar pra vocês que NÃO, esses pãezinhos fofinhos, adocicados e que praticamente toda criança ama não é um item com ingredientes bacanas pras crianças.
Como já falei neste post, a primeira infância, os primeiros anos é o momento da criarmos o hábito correto da alimentação de nossos filhos, por isso, criar o hábito deles comerem só as bisnaguinhas está errado!
Devemos optar por pães integrais, ricos em cereais e grãos e já existem opções mais “caseiras” no mercado!
Fiz um post completo sobre as bisnaguinhas existentes no mercado: Bisnaguinha: Vilã ou amiga das crianças
Olha aqui algumas receitas bacanas e fáceis de fazer de pão:
11 – Bebidas achocolatadas prontas:
Elas contém muito açúcar, são fáceis, fáceis de virar preferência entre as crianças, por isso, na hora de arrumar a lancheira ou lanche do passeio, fuja destas opções nesta fase. Vamos deixar o hábito alimentar bem criadinho pra depois oferecermos certas coisas.
Prefira o bom e velho leite batido com frutas e e quer deixar da cor dos achocolatados, bata com cacau em pó!
12 – Bebidas lácteas:
Este item é tudo uma questão de escolha correta também, os que tem muito açúcar, corantes e conservantes ruins devem ser evitados, os que não tem adição de açúcar se batidos com frutas fica uma delícia!
Antes de 1 ano são proibidas por serem derivado do leite.
Percebam que tudo é uma questão de orientação e conhecimento. Basta ler os rótulos, ingredientes e informações nutricionais!
13 – Leite fermentado:
A maioria tem muito açúcar e em caso de crianças é quase impossível ficarem em 1 só, por isso, esperar eles completarem seus 2 anos ou mais é super indicado.
Se quer oferecer lactobacilos pras crianças, pergunte ao pediatra ou nutricionista sobre outras opções que são saudáveis existentes, os pré e próbioticos em pó pra serem adicionados aos sucos naturais, por exemplo.
14 – Bebida a base de soja (mais conhecidos como sucos de soja):
Se seu filho não tem intolerância ou alergia ao leite e não precisa consumir a soja, EVITE tudo e qualquer alimento com esta leguminosa.
Sim, ela é fonte de nutrientes bacanas mas também é super alérgica e existem estudos que mostram que devem ser consumidas quando mais velhos, depois de adultos.
As bebidas à base de soja em si, possuem muito açúcar e já vimos o quanto o excesso do açúcar é prejudicial nesta fase da vida!
15 – Petit Suisse:

Imagem Pinterest
Outra coisa que a maioria das mães tem uma ansiedade enorme em oferecer aos pequenos. Vamos por partes, eles não valem por 1 bifinho e são ricos em corantes, açúcar, conservantes ….  Alguns fabricantes dizem que não deve ser consumidos antes de 3 anos.
Opções saudáveis pra você se divertir antes dos 3 anos, mas depois de 1 ano, afinal possuem leite:

16 – Sucos industrializados com açúcar:

Imagem Pinterest
Cada caixinha de suco com açúcar, nectares ou afins tem muito, mas muito açúcar, por isso,  devemos optar pelas opções naturais ou os sucos industrializados sem açúcar. Aqui tem algumas marcas existentes no mercado: Sucos sem açúcar

17 – Sucos em pó

Imagem Pinterest
Açúcar, corante e coisas que ninguém deveria consumir, ainda mais nossas crianças. Acho que esta imagem fala mais do que mil explicações e artigos científicos.

18 – Comidas prontas industrializadas (nuggets, hamburgueres, almondegas, lasanhas e etc):

Imagem Pinterest
Sódio, espessantes, nitrato, gordura …. optem pelas opções caseiras sempre. Olha aqui algumas receitas saudáveis pra você substituir as opções industrializadas: Nuggets de Frango Nuggets de Peixe Hamburguer Batata Smile

19 – Gelatina:

Imagem Pinterest
Corante, açúcar e mais nada, na minha opinião é um dos maiores fakes da face da terra. Até mesmo a que existe no mercado mais saudável, com corantes naturais tem açúcar, orgânico, mas tem e essa até 2 anos é melhor não consumir
Vamos pensar que a gelatina vai entrar no quesito sobremesa e nesta faixa etária é melhor incentivarmos o consumo de frutas pra sobremesas, doces, lanches e até mesmo variar no cardápio. Com tantas frutas fáceis de achar nas nossas feiras, monotomia é que não vamos ter no nosso cardápio!
Receitinha super fácil: Gelatina Natural Você pode substituir a gelatina sem sabor por ágar-ágar e deixá-la ainda mais saudável. 😉

20 – Macarrão instantâneo: 
Excesso de sódio e não adianta falar que usa só o macarrão, pois o mesmo também é porcaria pura, rico em sódio e faz mau. Mas como falar parece exagero, que tal ver a tabela nutricional de uma marca famosa de macarrão instantâneo:

Informações retiradas no site do Pão de Açúcar
Vamos a interpretação: 68% do que uma pessoa que tem uma dieta de 2.000 calorias deve consumir de sódio no dia inteiro, mas uma criança come bem menos, ou pelo menos deveria comer bem menos que 2.000 calorias, ou seja, é MUITO sódio!
Dei dicas de alguns alimentos que no meio a correria podem nos salvar no post 8 alimentos pra manter alimentação das crianças saudável em dias cansativos e entre eles indico um macarrão tipo fusili integral que fica pronto em 2 minutos e meio, ou seja, mais rápido que os instantâneos. Pra dar sabor, basta 1 fio de azeite e cubos de queijo branco, passá-lo na manteiga ou até mesmo com requeijão!
21 – Leite condensado

Imagem Pinterest
Leite condensado nada mais é que leite, açúcar (muito açúcar) e lactose. Ele não deve ser consumido por causa do açúcar. Tem gente que coloca leite condensado na fruta, na salada de frutas e até mesmo na mamadeira….
Brigadeiro, beijinho, bicho de pé e todos os docinhos típicos de aniversário devem ser evitados, pra não virar rotina!
Vamos supor, você tem 1 festa por mês e só nestas festas seu filho consome docinhos deste tipo? Ok, é de vez em quando de verdade, mas se todo fim de semana ou sua agenda cultural é feita com 3 festas no mínimo, não, nesta idade isso não pode ser considerado de vez em quando, pois o que define o de vez em quando é tudo o que seu filho come desta lista.
Não adianta ele consumir apena 1 item por dia os 30 dias do mês, pois os excessos serão rotina e sim, são os hábitos alimentares da criança, conseguem entender?
Algumas leitoras perguntaram sobre o mel, bem o mel é contra-indicado pra crianças menores que 1 ano e falei sobre isso no post 12 alimentos que bebê não deve comer antes de 1 ano.
Volto a salientar que não estou demonizando nenhuma empresa ou marca ou alimento e sim dizendo que como tudo na vida EXISTE A IDADE CERTA pra nós pais e responsáveis pela alimentação das crianças oferecer pra elas.
Criar hábito alimentar saudável é iniciado desde os 6 meses e é muito mais fácil o “errado” virar rotina do que o saudável, pois infelizmente a maioria prefere doces e salgados com excesso de sódio, gordura e fritura, além de ser algo cultural e lucrativo pra indústria. Comece a analisar se realmente o consumo é de vez em quando e se há equilíbrio em seus hábitos alimentares.
Ah! Outra frase super famosa é: sempre comi e estou viva (o)! Sim e graças à Deus está vivo, mas consumir alimentos errados, na idade contra indicada e cometer excessos serão refletidos mais pra frente. Um exemplo, crianças que comem de forma errada hoje e já tem algum distúrbio decorrente a má alimentação, será um adulto com 40 – 50 anos com algum problema e isso é comprovado cientificamente.
A lista pode ser ainda maior e conforme as perguntas surgirem eu faço outros posts com updates, combinado?
Beijos
Retirado do site Maternidade Colorida.

Seguidores



DEVOCIONAL DIARIO:

Hora: