20 fevereiro 2011

Vale a pena ensinar crianças tão pequenas?

Ensinar bebês? É brincadeira! Não há necessidade; basta alguém cuidando deles para que a mãe possa assistir o culto;
Não é possível ensinar nada a essas crianças, elas não entendem ainda; qualquer pessoa pode ficar no berçário, é só para trocar fraldas; gastar dinheiro com equipamentos para o berçário?
Que desperdício!; bebês só dormem e mamam, qualquer canto da igreja serve para este fim;

Você já escutou esses argumentos? Você já pensou assim? Ainda há dúvidas em sua mente se é válido gastar tempo, dinheiro, energia para ensinar crianças tão pequenas? Será que vale a pena ensinar crianças desta faixa etária?

Provérbios 22:6 "Instrui a criança no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele." Quando é que devemos começar essa instrução? Com 7 anos? 12? Quando?

Os psicólogos e pedagogos dizem que os primeiros 5 anos são essenciais para o desenvolvimento da pessoa. Se esses anos são tão importantes para o desenvolvimento mental, emocional, físico, será que não são importantes espiritualmente também?
Por que os primeiros anos são tão importantes?

Tudo é novo para criança. Está formando seus conceitos sobre o mundo, baseando-se nas primeiras experiências, esses conceitos podem ser certos ou errados, dependendo do tipo de experiência que a criança tem.
As coisas que acontecem nos primeiros anos marcam a criança pelo resto da vida. Exemplos: A criança que tem um pai carinhoso, atencioso, vai formar a idéia que adultos são bons, são pessoas confiáveis. Quando ela vai a igreja e encontra um lugar limpo e alegre para ela, com líderes preparadas e carinhosas, ela terá a impressão de que a igreja é um lugar feliz, onde ela é amada. Essas primeiras experiências formam a base para o futuro desenvolvimento da criança.
Há muitos elementos moldando as vidas das crianças durante esse período quando são facilmente influenciadas.

Será que a igreja não deve ser uma destas influências?
Quando a criança chega à igreja e encontra sempre as mesmas pessoas para cuidarem dela, encontram uma sala limpinha e arrumada, encontram pessoas que cantam e falam de Jesus, ela está sendo moldada a pensar nas coisas de Deus. Deus será uma parte da sua vida desde a infância.

Deixaremos a formação espiritual em branco?
Quando a igreja joga as crianças para qualquer canto, sem material , sem líderes, não há como aprender, conhecer e amar a Deus. Devido a esses fatores, é necessário dizer: "Sim - vale a pena trabalhar com as crianças pequenas na igreja. " De fato, podemos dizer que é essencial. Podemos concordar que é necessário trabalhar com as crianças pequenas e não duvidar que é necessário ensiná-las sobre Deus

Crianças pequenas precisam de orientação espiritual?
Ouvimos muitas vezes as Palavras de Jesus (leia Mateus 28:18,19). As crianças entram neste esquema? - Certamente! Elas têm uma natureza espiritual, precisam aprender as grandes verdades da Bíblia e de Deus. Só que elas tem que ser ensinadas ao seu nível de entendimento. Deus reconheceu essa necessidade quando recomendou o ensino aos filhos em Deuteronômio 6:6-9. Deus dá a tarefa de educar os filhos aos pais, mais isso não alivia a igreja de sua responsabilidade.
A igreja e os pais precisam trabalhar juntos para educar os filhos claramente, Deus preocupou-se com a educação de crianças. Ele, entendendo a natureza das crianças, sabe que elas precisam aprender de uma maneira bem natural. Por isso, Ele, o Criador do homem recomendou um ensino natural, aproveitando a natureza da criança para ensinar-lhe enquanto brinca, come e vive. Nosso ensino deve seguir esses mesmos padrões. Também, é bom lembrar que Deus achou importante que as crianças aprendam desde cedo, quem é Deus e como amá-lo.
Deus importou-se com a inclusão das crianças nas celebrações religiosas. Quando explicou a celebração da Páscoa, ele falou: (Ler Êxodo 13:7,8), Deus sabia que aquela refeição diferente iria despertar a curiosidade das crianças e Ele queria que elas estivessem incluídas na celebração, para que pudessem aprender o que Ele tinha feito. Assim estariam crescendo na fé, de uma maneira bem natural.
A igreja e os pais precisam andar juntos nesta missão, pois bem sabemos que a criança passa a maior parte do tempo com seus pais, por isso precisa viver em um ambiente onde Jesus é o centro de tudo e todos os dias, uma familia que ama a Deus e que o busca diariamente. A criança conhecerá a Deus cada vez mais intimamente e terá experiências no seu dia a dia de seu amor e do Seu cuidado , esta vivência será continuada na igreja onde a criança terá alegria e prazer de estar na casa de Deus.

O que as crianças podem entender da Bíblia?
"E todos os teus filhos serão ensinados do Senhor: e a paz de teus filhos será abundante" .(Isaías 54:13)
Existem pessoas que dizem que a Bíblia é somente para adultos e não há nada que as crianças possam entender dela, e por isso, não adianta ensinar nada a elas. No outro extremo há os que lêem a Bíblia para recém-nascidos e se esforçam pela memorização de versículos para as crianças de 1 ano.
A Bíblia é a Palavra de Deus, rico tesouro para nossas crianças também. Não daremos feijoada para um bebê e sim o leite, da mesma forma devemos ensinar a Bíblia gradativamente e na linguagem que a criança possa entender.

O currículo é preparado em cima de áreas de acordo com a necessidade espiritual. Geralmente, as necessidades espirituais são divididas nas seguintes 8 áreas: Deus / Jesus / A Bíblia / O mundo natural / a Igreja / A família / Os outros / A própria pessoa.

A tarefa das pessoas que trabalham com crianças é descobrir como comunicar de maneira clara e eficiente as verdades bíblicas de maneira que a criança entenda. As crianças precisam aprender de Deus e até encontrar deus em sua palavra, tanto quanto os adultos.

Qual deve ser nossa atitude para com as crianças?
"Eis que os filhos são herança da parte do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão"(Salmos 12:3).
- Deus dá muito valor a cada pessoa. A criança está incluída.
- A criança foi criada a imagem de Deus (Gen.1:27)
- A criança se comunica com deus na sua linguagem
- Das crianças pertence o reino dos céus (Mateus 19:13-15)

Qual deve ser nossa atitude?
Muitas pessoas dizem que a igreja é uma grande família, mas que família é esta que não dá espaço ou tempo para seus filhinhos? As crianças estão sob nossos cuidados, para serem nutridas, preparadas espiritualmente, até que estejam prontas para aceitarem a Jesus Cristo como seu Salvador.
Tiago condena a acepção de pessoas (leia Tiago 2:1-4). Quando não valorizamos devidamente as crianças na igreja, será que isto não está acontecendo?
Nossas crianças precisam sentir-se amadas e amar, quando a igreja demonstra carinho e amor a suas crianças através do ensino espiritual adequado, obedecendo a Jesus Cristo e ajudando as crianças a crescerem na fé. E assim fazendo o que Paulo escreveu em Efésios 4:12 (leia).

O que a igreja precisa fazer para ajudar as crianças a chegarem "a unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus"?

Como trabalhar com crianças?
Estudando o ministério de Jesus, não é difícil definir como o trabalho com crianças deve ser estruturado. Jesus tocou cada aspecto do homem e assim que deve ser o trabalho com crianças. Jesus cuidou das necessidades:
· Físicas (Mateus 14:13-21)
· Sociais (Mateus 9:9-12)· Mentais (Lucas 4:22)
· Emocionais (Marcos 5:1-20)
· Espirituais (João 4)

Por que pessoas aceitam o desafio de trabalhar com crianças?
Quando Jesus falou: (Mateus 25:40), ele estava falando com as pessoas que trabalhariam com crianças. Parece uma tarefa humilde, sem muita recompensa, mas é uma tarefa importantíssima, como já vimos. As crianças precisam de orientação espiritual. Elas têm valor aos olhos de Deus. O que falta é uma disponibilidade de pessoas que queiram trabalhar seriamente com os pequeninos. Jesus falou (leia João 10:27). Podemos e devemos seguir o exemplo de Jesus, ensinando a criança. Lembre-se:
Um médico pode curar doenças
Um dentista pode cuidar dos dentes
Seus pais podem lhe dar carinho e amor
Seus amigos podem ensiná-la a brincar em conjunto
Seus avós podem falar-lhes sobre o passado
A televisão pode mostrar-lhes o mundo
Mas...Quem vai ensinar essa criança que Deus amou o mundo e enviou-lhe seu Filho? Quem?
- por Valéria D'Almeida

14 fevereiro 2011

Meditação

AMOR AGAPE

Amor eterno
Amor que nunca falha,
Que me aquece no inverno
E vence qualquer batalha.

Amor sem igual
Amor fiel,
Que me livra do mal
E me leva até o Céu.

Amor sofredor
Amor paciente,
Que cura miha dor
E santifica minha mente.

Amor carregado de unção
Amor sobrenatural,
Que libera perdão
E é incondicional.

Amor salvador
Amor sem fim,
Que levou Jesus meu Senhor
A sacrificar-se por mim.

01 fevereiro 2011

Criando um líder na infância

Durante muito tempo a igreja teve a sua visão limitada no que diz respeito às crianças. A ideia geral era que deveria ter algum trabalho para elas porque vinham com os pais e, se ficassem no templo, atrapalhariam o culto. Poucos eram os que viam nelas pessoas tão importantes quanto quaisquer outras da congregação e que mereciam respeito e atenção da mesma maneira que os outros.

O Ministério Infantil, através da Rede de Crianças nos mostra que todos têm o seu lugar no Reino e têm a sua importância, desde o mais novo ao idoso. Todos precisam ser vistos de forma especial em suas necessidades e no potencial que têm para oferecer ao crescimento do reino.

Dentro desta visão, esta Rede tem como proposta mostrar às crianças que Deus é real, está presente em suas vidas em todos os instantes, em todas as atividades que desenvolvem durante o dia, e, quando dormem, esse mesmo Deus vela por elas.

A Rede trabalha com evangelismo nas células, além de tratarmos da formação de caráter. Temos cultos semanais, específicos para crianças, onde todas as coisas, ornamentação, recepção, músicas, ministração, levam em conta a própria criança, buscando ensiná-las a estar na casa do Senhor e ter prazer em servi-lo.

Temos ainda os Encontros, que trazem cura, libertação e batismo do Espírito Santo; além de outras atividades, como acampamentos, passeios e um trabalho social feito pelos líderes de células.

Jesus disse: "Não impeçais as crianças de virem a mim, pois delas é o reino dos céus. E se não tiverem o coração como o delas, não entrarão no meu reino". Não devemos impedir nossas crianças de chegarem a Jesus. Quando achamos que são muito imaturas para aprender as coisas do reino, ou que desperdiçamos tempo e dinheiro, que o gasto é sem retorno, quando olhamos para elas apenas como o "futuro", estamos impedindo que elas cheguem até Jesus.

Temos um sonho: formar um exército de crianças cheias do Espírito Santo, adestradas na Palavra, ousadas e destemidas, para saquear o inferno e implantar o reino de Deus na terra.

Conclamamos você, amado irmão, a sonhar juntamente conosco, e a fazer esse exército marchar sobre a terra.

Invista nas suas crianças. Olhe para elas como líderes de êxito, de sucesso, e você verá a grande diferença que isso fará nas famílias e em todo o Ministério. Contamos com você!
- por Prs. Luiz Renato e Regina Vasconcelos

Desenhos para colorir: Smilingüido









Jograis

A PARÁBOLA DO SEMEADOR
Quantidade de crianças: 6 crianças
Dicas: Coloque as crianças fantasiadas de plantinhas. Pode ser uma máscara feita de papel cartão e elástico. a roupa pode ser de TNT verde. Você pode variar, colocando algumas de flores, outras de árvores e assim por diante. arrume o jogral em um papel ou pastinha para cada uma delas.

Início

TODOS - Eis que o semeador saiu a semear. E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho, e, vindo as aves, a comeram.
1ª criança - Outra parte caiu em solo rochoso, onde a terra era pouca, e logo nasceu, visto não ser profunda a terra. Saindo, porém, o sol , a queimou; e , porque não tinha raiz, secou -se.
2ª criança - Outra caiu entre os espinhos, e os espinhos cresceram e aa sufocaram.
3ª criança - Outra, enfim caiu em boa terra e deu frutos; a cem, a sessenta, e a trinta por um. 
4ª criança - Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.

TODOS - Atendei vós, pois à parábola do semeador.

5ª criança - A todos os que ouvem a palavra do reino e não a compreendem, vem o maligno e arrebata o que lhes foi semeado no coração.
1ª criança - Este é o que foi semeado à beira do caminho .
2ª criança - O que foi semeado em solo rochoso , esse é o que ouve a palavra e a recebe logo , com alegria;

TODOS - Mas não tem raiz em si mesmo, sendo, antes, de pouca duração;

6ª criança - Em lhe chegando a angústia ou a perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza.
3ª criança - O que foi semeado entre os espinhos é o que ouve a palavra, porém os cuidados do mundo
4ª criança - E a fascinação das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera.
5ª criança - Mas o que foi semeado em boa terra é o que ouve a aplavra e a compreende;
6ª criança - Este frutifica e produz a cem, a sessenta e a trinta por um.

TODOS - Que possamos ser como a boa terra, frutificando e produzindo a cem , a sessenta e a por um.
(baseado em Mateus 13:3-23) - extraído do blog "Jóias e Preciosidades"

Dia das mães: *As mães são flores*
- 4 participantes

1 – As mães são flores maravilhosas,
2 – São lírios lindos e belas rosas,
3 – São dálias, cravos, açucenas,
4 – Jasmins, violetas amenas.
1 – Flores belas, simples ou perfumadas,
TODOS – As mães são flores sagradas!
2 – Merecem nosso carinho, a nossa admiração,
3 – O nosso amor mais sincero, a nossa dedicação.
4 – Por tudo o que elas sofrem,
1 – E pelo amor que elas têm,
2 – Bem merecem no seu dia
TODOS – Mil beijos e parabéns!
3 – As mães são símbolo de amor,
4 – De sacrifício e dores,
1 – Fazemos-lhes, portanto, justiça
3 – Dizendo: “As mães são flores!”
TODOS - Ó mães queridas, nós vos amamos,
E neste dia vos abraçamos.
Ao Deus bendito por vós rogamos
Que vos dê vida por muitos anos!
- extraído do blog "cantinho alternativo", de Aderita Alves da Silva

DIÁLOGO DIA DAS MÃES

– Paz do Senhor, irmã, tudo bem?
– Amém, amada! Tudo vai bem, graças a Deus acabo de vir do médico e tive um noticia que me deixou alegre, mas também apreensiva!
– O que foi, querida?
– Vou ser mãe!
– Oh, amada, que bom! Mas qual o motivo da apreensão?
– É que quero ser uma boa mãe, irmã! E quero saber o que fazer.
– Mas não há o que temer, minha querida, Deus nos deu o Manual da Boa Mãe: a Bíblia! A palavra de Deus nos ensina todas as coisas!
– Como assim?
– A Bíblia nos diz que uma mulher virtuosa será louvada pelos seus filhos!
– É mesmo? E que exemplos temos na Bíblia de mulheres assim?
– Temos o exemplo de Ana, que ao Senhor implorava por um filho e quando o recebeu, entregou-o ao Senhor. Uma boa mãe, deve ensinar aos seus filhos o caminho da dedicação ao Senhor, para o servir!
– E o que mais?
– Há também o exemplo de Rebeca, que não deixou que Jacó se casasse com mulheres idólatras. Uma boa mãe também se preocupa com o sentimentos de seus filhos e não apenas ora para que Deus lhes dê um bom casamento, mas também os orienta.
– E há mais alguém?
– Temos o exemplo de Abigail, que quando soube que Davi vinha com todo seu bando pra destruir seu marido e seus filhos, adiantou-se, humilhou-se perante ele, agradando-o com presentes e assim preservou-lhes a vida. Uma boa mãe está sempre disposta a enfrentar o que for, para manter seus filhos e marido em segurança!
– Mas a tarefa de ensinar não é apenas do marido?
– Não, querida! Ainda mais nos dias de hoje, em que é tão difícil o sustento. Os maridos tem a ocupação de trazer o pão para dentro de casa, o que não os livra da tarefa de ensinar, mas como as mães estão dentro do lar, é mais fácil que elas o façam. Foi isso que Eunice, a mãe do Evangelista Timóteo fez, por isso ele foi bem sucedido!
– Oh, querida irmã, que bom poder contar com estes conselhos. Peço que ores por mim, para Deus ajude-me nessa tarefa!
– Sim, querida! A Bíblia diz que os filhos são herança do Senhor e ele se preocupa com nosso filhos também!
– As duas mães: Que o Senhor nos ajude a sermos mulheres virtuosas, que saibamos educar nossos filhos no caminho do Senhor, para que, quando eles envelhecerem, nunca se desviem dele! E vós, filhos, sede obediente às vossas mães! Feliz Dia das Mães!

Seguidores