Estudo de Célula (Favo de Mel)


RELACIONAMENTO COM DEUS
( Idade 4 a 6 anos)

DEPENDÊNCIA NO OUVIR E OBEDECER A VOZ DE DEUS - Estudo 1
Objetivo: Que a criança aprenda a ouvir e obedecer a voz de Deus.
1) Cante canções que falem sobre ouvir e obedecer a Deus. Procure cantar músicas que têm como letra versículos da Palavra de Deus para que as verdades bíblicas sejam gravadas na mente da criança. Use sempre visuais, a criança guarda o que vê.
2) É importante que você tenha sempre a Bíblia em suas mãos quando ensina os versículos ou conta as histórias, para que as crianças saibam que você está ensinando a Palavra de Deus.
3) Narre a história dos dois fundamentos Mt 7:24-27.
Como estratégia, prepare em cartolina ou papel cartão, 2 casas parecidas, e 2 pratos, um com pedras e outro com areia. Fixe as casas nos pratos, prenda bem a casa nas pedras, e a casa da areia pode ser superficial, chame algumas crianças para soprar sobre as casas, a casa na areia deve cair e a da pedra não, a partir daí você conta a história que Jesus contou sobre os fundamentos, enfatizando a importância de praticar a Palavra de Deus.
4) Ensine a criança que ouvimos a Deus através de Jesus, lendo a Bíblia, ouvindo as historinhas que estão na Bíblia, orando, nos relacionando com Ele.
5) Atividade: Pintar o desenho


VIVENDO PARA TRAZER ALEGRIA AO CORAÇÃO DE DEUS - Estudo 2
Objetivo: Que a criança saiba que ela pode, e deve viver de modo a alegrar o coração de Deus.
1) Cante canções que falem sobre alegrar o coração de Deus ( Sugestões: Eu te busco, Te amo oh, Deus..). Procure cantar músicas que têm como letra versículos da Palavra de Deus para que as verdades bíblicas sejam gravadas na mente da criança. Use sempre visuais, a criança guarda o que vê
.2) É importante que você tenha sempre a Bíblia em suas mãos quando ensina os versículos ou conta as histórias, para que as crianças saibam que você está ensinando a Palavra de Deus.
3) Explique para a criança que ela deve viver para alegrar o coração de Deus porque foi Ele que a criou, Deus a ama e cuida dela.
4) Dê alguns exemplos de como podemos alegrar o coração de Deus(Use visuais: Recortes de revistas, cartazes):
• Crendo em Deus;
• Obedecendo a Deus;
• Servindo a Deus e as pessoas; ( Dê exemplos de serviços...)
• Amando as pessoas;
• Falando de Jesus para os outros.
Certifique-se de que elas entenderam que devem viver de maneira a alegrar o coração de Deus.
5) Atividade: Pintar e fazer moldura no desenho. (Use papel colorido, E.V.A ou palitos de sorvete e monte um quadrinho sobre o porque alegrar o coração de Deus.
6) Narre a história do Bom Samaritano (Lucas 10:25-37 com ênfase no versículo 37 que diz que devemos seguir esse exemplo). Explique que Deus se alegra quando vê em nossa vida atitudes como a do Bom Samaritano. Lembre também, que demonstramos Amor a Deus quando obedecemos a sua Palavra, e que o próprio Jesus disse que Amar a Deus acima de todas as coisas e ao Próximo como a nós mesmos são os maiores mandamentos.



NOSSA PRIORIDADE - Estudo 3
Objetivo: Que a criança aprenda que deve dar prioridade a Deus sobre todas as coisas.
1) Cante canções que falem sobre dar prioridade a Deus. Procure cantar músicas que têm como letra versículos da Palavra de Deus para que as verdades bíblicas sejam gravadas na mente da criança. Use sempre visuais, a criança guarda o que vê.
2) É importante que você tenha sempre a Bíblia em suas mãos quando ensina os versículos ou conta as histórias, para que as crianças saibam que você está ensinando a Palavra de Deus.
3) História do Jovem Rico: Marcos 10.17-25
Explique o que significa a palavra prioridade (direito de ser atendido em primeiro lugar, antes dos demais, primazia de tempo ou de ordem).
Ensine para as crianças que o jovem rico apesar de obedecer a alguns mandamentos, não deu prioridade a Jesus porque estava muito ligado ao dinheiro, e que nós devemos dar prioridade a Deus antes de todas as outras coisas. Ex. dinheiro, roupas, brinquedos, amigos etc... Peça ajuda das crianças para lembrar mais coisas que nos afastam de Deus.
Certifique-se de que elas entenderam que precisam dar prioridade a Deus.

4) Atividade: Ligar e pintar o desenho.


CONHECER A DEUS -  Estudo 4
Objetivo: Que a criança saiba que ela pode, e precisa conhecer a Deus.
1) Cante canções que falem sobre conhecer a Deus. Procure cantar músicas que têm como letra versículos da Palavra de Deus para que as verdades bíblicas sejam gravadas na mente da criança. Use sempre visuais, a criança guarda o que vê.
2) É importante que você tenha sempre a Bíblia em suas mãos quando ensina os versículos ou conta as histórias, para que as crianças saibam que você está ensinando a Palavra de Deus.
3) Narre a história de Jó. Enfatize que Jó conhecia a Deus. Jó era um homem que agradava a Deus, era temente a Ele. Jó era próspero, rico, mas foi provado por Deus, perdeu toda riqueza que tinha, seus filhos morreram, porém Jó nunca questionou a Deus (Jó 1:22). No final de sua vida Deus restaurou tudo o que Jó havia perdido e ele pôde falar, antes eu te conhecia de ouvir falar, mas agora te vejo Deus
(Jó 42:5). Certifique-se de que elas entenderam que precisam conhecer a Deus.
4) Ensine para a criança que podemos conhecer a Deus através de Jesus, lendo a Bíblia, ouvindo as historinhas que estão na Bíblia, orando, nos relacionando com Ele.

5) Atividade: Pintar o desenho.





 QUEM AMA OBEDECE
PRINCIPIO: Devo amar meus pais e obedecê-los.
BASE BÍBLICA: I Samuel 1 e 2  (o líder precisa ler em casa para ter revelação da Palavra para ministrar)
VERSÍCULO-CHAVE: “Filhos, obedecei a vossos pais, pois isso é justo” Ef. 6:1
ALVO: Ao final da lição as crianças deverão:

  • Entender que a obediência agrada ao coração de seus pais e ao coração de Deus.
  • Entender que a desobediência desagrada a Deus e pode levar uma pessoa a morrer cedo.
  • Decidir viver uma vida de obediência

QUEBRA-GELO: (o quebra-gelo será a mesma brincadeira do final)
Seu chefe mandou - O líder é o chefe e ele deve dar ordens para que todos obedeçam. As ordens podem ser engraçadas. Ex.: Seu chefe mandou todos ficarem em pé. / Seu chefe mandou todos coçarem a cabeça. / Seu chefe mandou todos darem uma voltinha dizendo: Eu sou feliz! /  Seu chefe mandou todos pularem num pé só. Etc.
Moral: Dizer que isso era só uma brincadeira, mas que na vida real também temos que cumprir ordens, e que é sempre bom e melhor para nós obedecermos as ordens daqueles que nos querem bem. Assim como você não pediu nada de ruim, também será assim com eles.
OFERTA: Ler com as crianças > Ml.3:10. Diga às crianças que devemos obedecer aos mandamentos do nosso Deus e Ele disse que nós devemos levar as ofertas e os dízimos a casa do tesouro que hoje é o prédio da igreja. Devemos ser obedientes e fazer o que Deus ordenou.
LOUVOR: 1. “Obedecer” (CD Amigo de Deus - Ana Paula Valadão) / 2. “Eu quero te obedecer” (Fernandinho) / 3. “Fala Comigo, Senhor” (Radicais kids II)
ORAÇÃO: Ore com ousadia pelas crianças intercedendo a Deus que faça a palavra penetrar forte em seu coração. Declare que as crianças crescerão em fé sabendo que Deus sempre responde às orações feitas a Ele.

CONTANDO A HISTÓRIA:
INTRODUÇÃO:   
  • Quem sabe o que nós vamos comemorar no 2º. Domingo de maio? Muito bem, crianças, o Dia das Mães. Então nós vamos falar hoje sobre obediência. Porque o melhor presente que podemos dar para a nossa mãe é a obediência. Ela vale muito mais que muitos presentes!
  • Quem é obediente aqui? 
  • E nós vamos conhecer a história de Samuel e de dois irmãos chamados Hofni e Finéias
  • Como era o nome dos dois irmãos? 
  • E vamos ver como era Samuel e como eram esses irmãos, Hofni e Finéias .
  • E vamos ver também o que aconteceu com eles. Quem quer saber o que aconteceu com eles?
  • Então prestem bem atenção!

Obs: Conte a História de Samuel que está no livro de I Samuel cap. 1 e 2 (leia antes em casa, para não precisar ler para as crianças, apenas faça um, pequeno resumo)

Muito bem, hoje nós conhecemos a história de Samuel no livro de I Samuel. Então vamos ler um texto da bíblia que nos ensina algo muito especial sobre obediência: “Filhos, obedecei a vossos pais, pois isso é justo” Ef. 6:1 (Líder, leia uma vez na bíblia e mostre que está lendo da bíblia)
. Vamos repetir! (leia 3 vezes com eles).

APLICAÇÃO:
# Agora, vamos ver o que essa história tem a ver com a sua vida?
Qual a história que nós conhecemos hoje?  
  Qual deles foi o filho obediente? 

# Assim também deve ser você. Um filho obediente!

# Você sabe o que é obediência? Obediência é fazer o que alguém mandar.  E a quem você deve obedecer?
Isso. Aos mais velhos: Seus pais (ou pais adotivos), seus pastores, seus líderes, seus professores.
E sabe por que você deve obedecer? Porque essas pessoas que eu falei agora amam você e sabem o que é melhor pra você. Por isso você deve obedecer sempre.

# Lembra da história que vimos aqui ? Samuel obedeceu e foi abençoado e viveu muito tempo. Mas os dois irmãos, Hofni e Finéias não foram obedientes. E por isso eles morreram quando ainda eram jovens.
E também você deve obedecer porque a bíblia diz lá em Efésios 6:1 que  é justo obedecer aos pais.
Sabe por que é justo: Por que eles já vivem há mais tempo que você, e eles têm autoridade de Deus sobre vocês.

# Ah, e como está chegando o Dia das Mães, sabe qual o melhor presente que sua mãe gostaria de ganhar? Um filho obediente. É, não adianta nada você dar um presentão pra sua mãe, mas continuar desobedecendo. Ela vai até gostar do presente, mas vai ficar triste com a sua desobediência.
# Então, compre sim um presente pra honrar sua mãe, mas lembre-se que o melhor presente é a sua obediência.

COMPARTILHAMENTO:
v  Qual a história que nós conhecemos hoje? 
v  Qual deles foi o filho obediente?
v  Você tem sido obediente?
v  O que é obediência?
v  A quem você deve obedecer?
v  Por que você deve obedecer?
v  Qual o melhor presente que sua mãe gostaria de ganhar?

CONTEXTUALIZANDO:
Encenação: Criar uma encenação atual dessa mensagem  sobre obediência. Use exemplos bem relacionados à vida da criança (na escola, em casa...)
- Crianças, agora vamos ver como podemos ser obedientes.

APELO:
Faça um momento de oração para que cada criança decida ser uma criança obediente (coloque como fundo musical)

MEMORIZANDO O VERSÍCULO:
Use um boné.  Cada criança deve vir à frente, colocar o boné na cabeça e falar o versículo.

BRINCADEIRA: (mesma brincadeira do quebra-gelo)
NOME DA BRINCADEIRA: Seu chefe mandou - O líder é o chefe e ele deve dar ordens para que todos obedeçam. As ordens podem ser engraçadas. Ex.: Seu chefe mandou todos ficarem em pé. / Seu chefe mandou todos coçarem a cabeça. / Seu chefe mandou todos darem uma voltinha dizendo: Eu sou feliz! /  Seu chefe mandou todos pularem num pé só. Etc.
Moral: Dizer que isso era só uma brincadeira, mas que na vida real também temos que cumprir ordens, e que é sempre bom e melhor para nós obedecermos as ordens daqueles que nos querem bem. Assim como você não pediu nada de ruim, também será assim com eles.

       


 HONRAR É MAIS QUE OBEDECER
PRINCIPIO: Depois de aprender a obedecer é mais importante aprender a honrar.
BASE BÍBLICA: I Samuel 1 e 2  (o líder precisa ler em casa para ter revelação da Palavra para ministrar)
VERSÍCULO-CHAVE: “Honra teu pai e tua mãe para que te vá bem e sejas de longa vida sobre a face da terra” Ef.6:2 e 3
ALVO: Ao final da lição as crianças poderão: (Ore por esses objetivos durante a semana)

  • Entender que a obediência agrada ao coração de seus pais e ao coração de Deus, mas que honrar é mais importante que obedecer.
QUEBRA-GELO:
Pergunta: quem tem obedecido aos seus pais? Alguém ainda tem desobedecido? E quem aqui sabe o que é honrar aos pais?
OFERTA:  Ler com as crianças > Ml.3:10. Diga às crianças que devemos obedecer aos mandamentos do nosso Deus e Ele disse que nós devemos levar as ofertas e os dízimos a casa do tesouro que hoje é o prédio da igreja. Devemos ser obedientes e fazer o que Deus ordenou.
LOUVOR:  1. “Obedecer” (CD Amigo de Deus - Ana Paula Valadão) / 2. “Eu quero te obedecer” (Fernandinho) / 3. “Fala Comigo, Senhor” (Radicais kids II)
    ORAÇÃO: Ore com ousadia pelas crianças intercedendo a Deus que faça a palavra penetrar forte em seu coração. Declare que as crianças crescerão em obediência e em honra aos seus pais.
REVISÃO: (Revisão da Lição Passada) Bem crianças, o que foi mesmo que aprendemos na lição passada com Ofni e Finéias?
 Que tipo de filhos eles eram para seu pai Eli?
 E o que aconteceu com eles? 

CONTANDO A HISTÓRIA BÍBLICA:

Método: contando História
1º) Introdução: Muito bem, crianças, já falamos sobre obediência. Hoje  quero te dizer algo que é muito importante também!
2º) Leitura do princípio bíblico e do texto chave:  Para começar vamos ler o texto da bíblia que nos fala sobre a honra: “Honra teu pai e tua mãe para que te vá bem e sejas de longa vida sobre a face da terra.” Ef.6:2 e 3 (Líder, leia uma vez na bíblia e mostre que está lendo da bíblia) Repita comigo: Honrar é mais que obedecer! Novamente: Honrar é mais que obedecer!
3º )Explicar o texto
I - HONRAR É TER A INICIATIVA DE  FAZER ALGO DE CORAÇÃO POR OUTRA PESSOA MESMO QUE ESSA PESSOA NÃO TENHA FEITO NADA POR VOCÊ OU ATÉ MESMO, NEM MEREÇA. 
  • Por isso, honrar é mais que obedecer. Mas para honrar não precisa haver nenhuma ordem (ex. sua mãe nem pediu para você jogar o lixo fora, mas você sabe que se fizer isso irá ajudá-la a terminar as tarefas mais cedo, então você toma a iniciativa e joga o lixo fora. É um exemplo bem simples, mas você está honrando sua mãe.
Para honrar alguém, você pode elogiar, dar um presente sem ser aniversário, fazer algo para uma pessoa ou por ela sem que ela tenha pedido nenhum favor...
E você pode perguntar: Mas pra que honrar alguém?
II – DEVO HONRAR PARA QUE EU TENHA DUAS CONSEQÜÊNCIAS NA MINHA VIDA
  • 1ª Conseqüência: Quem honra tem uma vida boa.
O texto que lemos, Ef. 6:2 diz: “Honra a teu pai e a tua mãe para que te vá bem...”
Quem vive uma vida de honrar o pai e a mãe é um filho que vai bem em tudo. Vai bem em casa com a família, vai bem na escola, vai bem em tudo o que fizer.
Agora pense o contrário. Então quem não honra a mãe ou o pai, não vai bem em casa com a família, não vai bem na escola, e não vai bem em várias situações. Está vendo, talvez agora você entenda porque sua vida não está tão bem assim.
  • 2ª  Conseqüência: Quem honra tem uma vida longa sobre a face da terra.
E o texto de Ef. 6:2 continua dizendo: “...e sejas de longa vida sobre a face da terra.”
Quem vive uma vida de honrar o pai e a mãe é um filho que viverá por muito e muito tempo, ou seja, não morrerá cedo, antes do tempo.
Agora pense o contrário. Então quem não honra a mãe ou o pai, pode ter um fim cedo, pode morrer antes do tempo.
Agora pense o contrário. Pode ser por isso que às vezes sabemos de crianças, ou adolescentes ou jovens que morrem cedo. Pode ser porque não honraram seus pais.
Mas você não precisa se preocupar. É só pedir perdão a Deus por não ter honrado até hoje e passar a honrar e sua vida vai mudar para sempre.


APLICAÇÃO NA VIDA DA CRIANÇA:  
Tudo na vida é uma questão de: DECISÃO!  (Você é quem decide se vai obedecer ou desobedecer.)
E toda decisão tem uma: CONSEQÜÊNCIA!  (Você tem que saber que tipo de conseqüência vai ter na sua vida.)
Você tem que viver uma vida de obediência.
Mas você precisa também viver uma vida de honrar aos seus pais todos os dias se quiser ter uma boa vida e também ter uma longa vida.
Mesmo que você não more com os pais, você precisa honrar aqueles que são substitutos dos seus pais.

CONTEXTUALIZANDO:
Encenação: Criar uma encenação atual dessa mensagem  sobre honra com as próprias crianças. Use exemplos bem relacionados à vida da criança (na escola, em casa...)
- Crianças, agora vamos ver como podemos viver uma vida de honra.

APELO:
Faça um momento de oração para que cada criança decida viver uma vida honrando seus pais (coloque como fundo musical)


MEMORIZANDO O VERSÍCULO:
Use a bíblia gigante para pôr o versículo dentro e cada criança vem à frente, segura a bíblia e lê o versículo uma vez e depois fala sem ler. Faça com várias crianças.

HORA DE BRINCAR (mesma brincadeira do quebra-gelo)
NOME DA BRINCADEIRA: Seu chefe mandou - O líder é o chefe e ele deve dar ordens para que todos obedeçam. As ordens podem ser engraçadas. Ex.: Seu chefe mandou todos ficarem em pé. / Seu chefe mandou todos coçarem a cabeça. / Seu chefe mandou todos darem uma voltinha dizendo: Eu sou feliz! /  Seu chefe mandou todos pularem num pé só. Etc.
Moral: Dizer que isso era só uma brincadeira, mas que na vida real também temos que cumprir ordens, e que é sempre bom e melhor para nós obedecermos as ordens daqueles que nos querem bem. Assim como você não pediu nada de ruim, também será assim com eles. Mas honre seus pais!


COMUNHÃO Leve um lanche bem gostoso com um suco radical (misture dois sabores)








O ELEFANTINHO BARROSO


O clima era de expectativa e emoção naquele dia na floresta. Nascia um novo membro na grande família dos animais da Floresta , um elefantinho.
Seus pais deram-lhe o nome de Barroso,elefantinho Barrroso.
Tinha sido muito desejado e esperado por todos, principalmente por suas duas mães.
Isso é muito comum na família dos elefantes, todas as fêmeas contam com a ajuda de uma outra para tomar conta do filhote.
Lea, sua mãe natural e Fafá, sua mãe de coração o amavam muito.
elefantinho Barroso contava sempre com a companhia de suas duas mamães. Era muito bem cuidado. Recebia além de carinho e atenção, orientações de conduta sobre a vida na floresta. Ensinavam sobre como buscar alimento, como se livrar dos perigos dos predadores, a nunca se aventurar sozinho pelo pasto, a andar sempre junto da manada, enfim, tudo aquilo que todo elefante precisa aprender enquanto é ainda jovenzinho.
Barroso era simpático e esperto, mas não gostava muito de ouvir os conselhos de suas mães. Apesar da “dupla” proteção e orientação, não dava ouvidos, era muito travesso e vivia dando trombadas por aí.
Além da desobediência, as mamães preocupavam-se ainda com a alimentação descontrolada de Barroso. Comia até não poder mais, fazia qualquer coisa para ficar mais tempo no pasto, comendo é claro. Parecia ser um elefantinho bastante guloso.
Barroso costumava alimentar-se no pasto da Floresta , sempre sob o olhar atento de suas duas mães. Um dia porém, aproveitando-se de um momento de distração de Lea e Fafá, Barroso acabou afastando-se para além da fronteira da Floresta , atraído pela comida farta de um outro pasto, porém bastante perigoso.
 Fafá e Lea quando deram por sua falta, ficaram apreensivas, já estava anoitecendo e os perigos aumentavam, principalmente naquela época do ano em que muitos caçadores buscavam nas florestas riqueza fácil com a venda de animais valiosos. Barroso podia ser facilmente apreendido, pois era inexperiente e não sabia defender-se das armadilhas desses aventureiros.
Imediatamente iniciaram-se as buscas seguindo a rota da comida, isto é, as mamães seguiam por onde tivesse fartura do alimento preferido de Barroso.
Barroso que se encontrava na Floresta vizinha, só percebeu que tinha se perdido, quando já estava farto, pois só pensava em comer e comer, só agora percebia que tinha ido longe demais.
Começou então a lembrar-se dos conselhos de suas mães.
Barroso começou então a buscar o caminho de volta. Andou por horas sem ter resultado, quando começou a sentir o peso da sua gulodice, mal se sustentava em suas próprias patas.
Já estava fadigado de tanto andar, quando percebeu a presença de estranhos. Lembrou-se nesse instante dos avisos de suas mães quanto aos perigos da vida na floresta. Quis apressar o passo, mas estava tão pesado e cansado que mal conseguia andar lentamente.
Começou a perceber que quanto mais andava, mais próximo sentia a presença dos caçadores. Barroso estava sendo perseguido.
Barroso acabou transformando-se em alvo fácil para seus perseguidores, pois andava lento e não sabia ao certo para onde ir, acabava andando em círculos.
Barroso estava quase encurralado. Seus perseguidores já iam atirar, quando uma grande elefanta se atravessou na frente de Barroso. Assustado, sem entender direito o que estava acontecendo, ele ouviu um barulho alto e só sentiu um peso enorme caindo quase por cima de seu corpo. Era a elefanta que tombava no chão.
Barroso virou-se tentando escapar, quando viu que quem estava caída no chão era Fafá, sua mamãe de coração. Ficou tonto, sem saber o que fazer, quando escutou sua outra mãe Lea, bramindo por trás das árvores:
l Barroso, venha para cá o mais rápido que você puder, venha!
elefantinho aflito olhava para um lado e para outro, sem saber o que fazer - de um lado estava sua mãe Lea, que arriscara sua vida para salvá-lo, do outro sua mãe Fafá que, de uma outra forma, também estava tentando salvá-lo. Num impulso Barroso andou cambaleante rumo a sua mãe Lea, mas antes virou-se para trás, lançou um carinhoso olhar para sua mãe Fafá, que num esforço de amor devolveu-lhe o olhar de imenso afeto e compreensão.
Lea e Barroso acabaram conseguindo escapar. Barroso chegou ao seu lar quase desmaiado. Dormiu um dia inteiro, de tão cansado que estava.
Depois do ocorrido Barroso transformou-se.
Descobriu o verdadeiro sentido da vida, aprendeu sobre o valor dos sentimentos e do respeito por ele mesmo e pelos outros. Ao contrário do que a maioria esperava, tornou-se mais obediente, alegre e prestativo com toda a bicharada.
Só fazia aos outros o que quereria que fizessem para com ele, tinha sempre uma palavra de esperança e ânimo a todos que dele precisasse, nunca reclamava, ao contrário, ninguém ficava triste perto de Barroso. Era um elefante feliz e agradecido ao Amigo da Natureza – Jesus por tudo na vida. Barroso verdadeiramente esforçava-se para domar a mal e ser amigo do bem.
Não mais desobedecia Lea, alimentava-se de forma mais saudável, nunca afastava-se além dos limites da Floresta , via-se até Barroso orientando outros elefantinhos mais novos.
Um dia, para surpresa de todos, Fafá apareceu na Floresta contando que tinha sido levada para um circo e que o dono do circo resolveu, depois de muito tempo, devolvê-la para a Floresta.
No outro dia, toda a bicharada saia de suas tocas e ninhos para admirarem uma cena que há muito não viam: Barroso, pastando pelo descampado entre suas duas mães.
- ATIVIDADES:
-         PROMOVER O DIA DO ANIMAL do tema. Pedir aos alunos para trazerem fotos de casa e montar um mural.
-    LEMBRANCINHAS: chaveirinho contendo os animais dos temas.
-       DESENHO PARA COLORIR com a definição do tema abaixo.





- A HISTÓRIA DE JONAS
VERSÍCULO QUE PODE SER TRABALHADO:
Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto
é agradável ao Senhor. Colossenses 3:20
 CONTAR A HISTÓRIA BÍBLICA DO JONAS QUE DESOBEDECEU A DEUS.

- Compartilhar as consequências da desobediência.











PARA CASA:

1. Faça junto com o responsável (mãe, pai, irmão, tio, avó...). Como você demonstra obediência em casa? Marque um X:

TAREFAS:

a) Gosto de juntar meus brinquedos ( ) SIM ( ) NÃO
b) Grito com minha família e amigos ( ) SIM ( ) NÃO
c) Ajudo minha mãe ou responsável com alegria ( ) SIM ( ) NÃO
d) Choro sem motivo ( ) SIM ( ) NÃO
e) Tomo banho direitinho ( ) SIM ( ) NÃO
f) Desligo a TV quando me pedem ( ) SIM ( ) NÃO
g) Cuido da higiene do meu corpo ( ) SIM ( ) NÃO

2. Escreva uma atitude de obediência que seu filho teve recentemente (ou filha).








 - JOÃO 3:16






























Seguidores



DEVOCIONAL DIARIO:

Hora: