25 fevereiro 2013

O Que é Reciclagem?

   
O Que é Reciclagem?
Termo utilizado para classificar o reaproveitamento de materiais que caem em desuso e são considerados lixo. Existem composições, como caso do plástico, que demoram milhões de anos para encontrar decomposição completa no ambiente.
Por este motivo que hoje em dia existe a discussão da proibição das sacolas plásticas nos comércios em geral. Vidro, papel e metais são outros materiais usados com frequência no processo de reciclagem.
A diminuição da exploração das fontes naturais representa talvez a maior vantagem da reciclagem. Os recursos naturais estão ficando escassos, ao passo que somente diminuem em comparação ao incontrolável crescimento do consumo.
De acordo com as doutrinas das reciclagens, somente podem ser renomados os materiais que podem voltar ao formato original nos processos que existem para reciclar. O ciclo da reutilização deve ser empregado.
Os papéis reciclados não possuem o mesmo aspecto daqueles considerados originais. A coloração é mais escura e a textura também tem diferenças consideráveis. Isso acontece porque o material reciclado sai da massa resultante do processo de reciclagem.

O vidro também possui característica semelhante, mesmo quando passado por processo de derretimento. Os formatos e composições jamais voltam a ser do mesmo jeito por causa do processo resultante de mistura que leva como princípio ativo a areia.
Por outro lado, latas de alumínio podem voltar ao estado original, beneficiando milhares de consumidores. O processo de derretimento permite com que a estrutura reciclada não tenha quase nenhuma diferença dos formatos originais. Representa um dos materiais mais bem pagos pelos sistemas de coletas.
Necessário ficar atento com as cores existentes nos lixos que possuem separação seletiva: Azul (papel e papelão), cinza (resíduo não reciclável, que esteja contaminado), marrom (resíduos orgânicos), vermelho (plástico), verde (vidro), roxo (radioativos), amarelo (metal), branco (ambulatoriais ou relacionados com a saúde), preto (madeira) e laranja (resíduos perigosos).

RECICLAGEM DO PAPEL
O processo de reciclagem do papel é basicamente o seguinte: as aparas adquiridas pelas indústrias são trituradas em uma espécie de liquidificador gigante com água para que suas fibras sejam separadas. Depois um processo de centrifugação irá separar algumas impurezas como areia, grampos e etc.. Em seguida, são acrescentados produtos químicos para retirar a tinta e clarear o papel. Após o clareamento sobrará uma pasta de celulose que pode receber o acréscimo de celulose virgem dependendo da qualidade do papel que se quer produzir. Esta pasta é que será prensada e seca em diferentes equipamentos para formar o papel pronto para consumo.


RECICLAGEM DO VIDRO

Derretimento

Processo mais comum e mais conhecido, requer menor energia para a fundição. Nesse processo o vidro é rederretido e é muito utilizado em escala industrial.

Moagem

Na moagem o vidro moído pode ser adicionado ao cimento como reforço ao material de construção, eliminando a necessidade de adição de componentes agregados na construção civil. Nesse processo, o vidro é moído ou quebrado em cacos. Porém, a sua utilização no cimento tem exigido maiores pesquisas para determinar o grau da reação álcali-agregado, pois o vidro é composto por sílica substância que pode reagir ao álcalis do cimento em meio aquoso, comprometendo a qualidade do concreto.



RECICLAGEM DO PLÁSTICO
O
processo de reciclagem do plástico é referido como revalorização.Inicialmente, o plástico é coletado e moído. Posteriormente, o material moído é lavado e enviado a um processo de descontaminação, permitindo a sua granulação. Todo o processo de seleção, moagem, lavagem e descontaminação seguem padrões específicos.



RECICLAGEM DA BORRACHA
No processo de reciclagem do pneu é necessário separar a borracha dos demais componentes por meio de cortes que posteriormente submete a borracha à purificação em peneiras. Cada lasca cortada é moída e posta em processo de digestão em vapor d’ água com produtos químicos capazes de desvulcanizar a borracha usando bases
e os óleos minerais.



RECICLAGEM DO METAL
Confira a seguir os dez procedimentos da reciclagem:
  1. Compra: as latas são compradas pelos consumidores, junto com a bebida.
  2. Consumo: depois de consumida a bebida, a lata vazia é levada por sucateiros aos postos de coleta.
  3. Coleta: Nesses locais, as embalagens são prensadas com todas as suas partes (corpo, tampa e anel)
  4. Prensagem: Neste estágio, as latas são prensadas novamente. Desta vez, em grandes fardos, como são chamados os “pacotes” volumosos e pesados, fáceis de serem transportados.
  5. Fundição: As latinhas são derretidas em fornos especiais para latas de alumínio
  6. Lingotamento: Aqui todo o material é transportado em lingotes fundidos sob a forma de tiras, apropriadas para uma refusão ou transformação.
  7. Laminação: Os lingotes passam por um processo de deformação plástica no qual o material passa entre rolos e se transforma em bobinas de alumínio
  8. Novas Latas: As bobinas são usadas para fazer novas latinhas
  9. Enchimento: Na fábrica de bebidas, as latas passam por um processo de enchimento para ganhar aquele tradicional formato “oco” que conhecemos.
Consumo: Depois as latas são distribuídas mais uma vez aos pontos de venda, fechando o ciclo de reaproveitamento do alumínio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores



DEVOCIONAL DIARIO:

Hora: