08 junho 2013

Bodas de csamento

Boda (pronuncia-se "bôda") é a festa que celebra o aniversário de casamento. No Brasil. é costume dizer Bodas, no plural. As bodas de prata (vinte e cinco anos de casamento) e de ouro (cinqüenta) são as mais conhecidas e comemoradas.
Todas as datas e aniversários são importantes para os casais felizes. Mas enquanto as comemorações dos primeiros aniversários de casamento passam-se na intimidade, em geral as bodas maiores assumem um caráter eminentemente social. É quando a comemoração exige maior brilho e maior destaque. Em geral, não só a família, mas todos os amigos são convocados para participar do acontecimento.

Poucas pessoas conhecem a origem etimológica da palavra boda. Ela provém da palavra latina votum, que significa promessa. Desta forma, quando se diz "minha boda" estamos dizendo "minha promessa".
De acordo com o seu significado religioso, sem dúvida é a promessa por excelência, que um homem e uma mulher podem fazer diante de Deus, realizando seu compromisso de esposo e esposa diante de um altar consagrado. Uma promessa para toda a vida, e esse é o ditame de seu ritual.
Por isso esse momento tão especial deverá ser comemorado em toda sua magnitude, unido a cada um dos elementos que contribuem para que essa promessa tenha a força simbólica que merece.

A própria definição da palavra casamento (ou matrimônio) reforça esse caráter solene. Segundo os dicionários:

Casamento: ato de casar, união legítima entre homem e mulher, matrimônio, cerimônia ou festa nupcial.
Casamento: sm. 1. União solene entre duas pessoas de sexos diferentes, com legitimação religiosa e/ou civil; núpcias. 2. A cerimônia dessa união. 3. Fig. Aliança, união. (Dicionário Aurélio). É tradicional, na cultura ocidental, se comemorar com bodas os eventos relativos ao casamento, e com o jubileu, outros fatos marcantes da vida social. Para marcar cada um desses eventos se associa a cada data das bodas algum material que o represente. Por exemplo:

OURO: O ouro fascina a humanidade desde a sua descoberta. De todos os metais, apenas ele reúne beleza, brilho, virtual indestrutibilidade e maleabilidade.
DIAMANTE: Da palavra grega "adamas" que significa força e eternidade do amor surgiu a denominação diamante.

Normalmente as alianças de casamento são confeccionadas em ouro, simbolizando a indestrutibilidade dessa união. Nas joalherias, tradicionalmente são produzidas alianças específicas para as bodas de prata e bodas de ouro.
O anel como sinal de comprometimento, ou seja, a aliança, foi utilizada a primeira vez pela Civilização Romana repetindo-se esta tradição até hoje em outros povos. As alianças de casamento assumem um papel de grande importância nessa comemoração, pelo próprio significado do nome dado a essa jóia:
Aliança: ato ou efeito de aliar, casamento, anel de noivado ou de casamento.
Aliar (do latim "alligare"): unir, fazer ligação, harmonizar, combinar, agrupar, unir em casamento, ligar-se, confederar-se, casar-se."

Conta-se que por volta de 1800 eram divididas ao meio e internamente tinham escritas frases como "Para sempre" e "Eu te amo", ou pedras encrustadas.
Embora a maioria das pessoas só conheça as bodas de prata (25) e de ouro (50), a cultura popular associou um material para cada aniversário de casamento, independentemente dos anéis, que representa uma nova etapa de vida.

Haja criatividade!
Embora ocorram variações nos materiais associados, a lista abaixo é a que encontramos mais frequentemente:
 
01 - Bodas de Papel
02 - Bodas de Algodão
03 - Bodas de Couro ou Trigo
04 - Bodas de Flores, Frutas ou Cera
05 - Bodas de Madeira ou Ferro
06 - Bodas de Açúcar ou Perfume
07 - Bodas de Latão ou Lã
08 - Bodas de Barro ou Papoula
09 - Bodas de Cerâmica ou Vime
10 - Bodas de Estanho ou Zinco
11 - Bodas de Aço
12 - Bodas de Seda ou Ônix
13 - Bodas de Linho ou Renda
14 - Bodas de Marfim
15 - Bodas de Cristal
16 - Bodas de Safira ou Turmalina
17 - Bodas de Rosa
18 - Bodas de Turquesa
19 - Bodas de Cretone ou Água Marinha
20 - Bodas de Porcelana
21 - Bodas de Zircão
22 - Bodas de Louça
23 - Bodas de Palha
24 - Bodas de Opala
25 - Bodas de Prata
26 - Bodas de Alexandrita
27 - Bodas de Crisoprásio
28 - Bodas de Hematita
29 - Bodas de Erva
30 - Bodas de Pérola
31 - Bodas de Nácar
32 - Bodas de Pinho
33 - Bodas de Crizopala
34 - Bodas de Oliveira
35 - Bodas de Coral
36 - Bodas de Cedro
37 - Bodas de Aventurina
38 - Bodas de Carvalho
39 - Bodas de Mármore
40 - Bodas de Esmeralda
41 - Bodas de Seda
42 - Bodas de Prata dourada
43 - Bodas de Azeviche
44 - Bodas de Carbonato
45 - Bodas de Rubi
46 - Bodas de Alabastro
47 - Bodas de Jaspe
48 - Bodas de Granito
49 - Bodas de Heliotrópio
50 - Bodas de Ouro
51 - Bodas de Bronze
52 - Bodas de Argila
53 - Bodas de Antimônio
54 - Bodas de Níquel
55 - Bodas de Ametista
56 - Bodas de Malaquita
57 - Bodas de Lápis-lazúli
58 - Bodas de Vidro
59 - Bodas de Cereja
60 - Bodas de Diamante
61 - Bodas de Cobre
62 - Bodas de Telurita
63 - Bodas de Sândalo
64 - Bodas de Fabulita
65 - Bodas de Platina
66 - Bodas de Ébano
67 - Bodas de Neve
68 - Bodas de Chumbo
69 - Bodas de Mercúrio
70 - Bodas de Vinho
71 - Bodas de Zinco
72 - Bodas de Aveia
73 - Bodas de Manjerona
74 - Bodas de Macieira
75 - Bodas de Brilhante ou Alabastro
76 - Bodas de Cipestre
77 - Bodas de Alfazema
78 - Bodas de Benjoim
79 - Bodas de Café
80 - Bodas de Nogueira ou Carvalho
81 - Bodas de Cacau
82 - Bodas de Cravo
83 - Bodas de Begônia
84 - Bodas de Crisântemo
85 - Bodas de Girassol
86 - Bodas de Hortênsia
87 - Bodas de Nogueira
88 - Bodas de Pêra
89 - Bodas de Figueira
90 - Bodas de Álamo
91 - Bodas de Pinheiro
92 - Bodas de Salgueiro
93 - Bodas de Imbuia
94 - Bodas de Palmeira
95 - Bodas de Sândalo
96 - Bodas de Oliveira
97 - Bodas de Abeto
98 - Bodas de Pinheiro
99 - Bodas de Salgueiro
100 - Bodas de Jequitibá

04 junho 2013

Dia das mães

Pergunta: "O que diz a Bíblia sobre ser uma mãe cristã?"

Resposta: Ser mãe é um papel muito importante que o Senhor escolhe para dar a muitas mulheres. Às mães é dito que amem seus filhos em Tito 2:4-5, que diz: “Para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos, A serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada.” Em Isaías 49:15, a Bíblia diz: “Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre?” Quando se começa a ser mãe?

Os filhos são presentes do Senhor (Salmos 127:3-5). Em Tito 2:4, aparece a palavra grega “phileoteknos”. Esta palavra representa um tipo especial de “mãe-amor”. A ideia que esta palavra evoca é de “preferir” nossos filhos, “cuidar” deles, “alimentá-los”, “abraçá-los” com amor, “satisfazer suas necessidades”, “amavelmente ser amiga” de cada um como único vindo da mão de Deus. A Escritura nos ordena para que vejamos “mãe-amor” como nossa responsabilidade. A palavra de Deus ordena tanto às mães quanto aos pais para que façam várias coisas na vida de seus filhos, dando:
• Disponibilidade – manhã, tarde e noite (Deuteronômio 6:6-7).
• Envolvimento – interagindo, colocando pontos de vista, pensando e processando a vida juntos (Efésios 6:4).
• Ensinamento – sobre as Escrituras, a visão bíblica do mundo (Salmos 78:5-6, Deuteronômio 4:10, Efésios 6:4).
• Treinamento – ajudando o filho a desenvolver habilidades e descobrir seu potencial (Provérbios 22:6).
• Disciplina – ensinando o temor do Senhor, ensinando seus limites de forma consistente, amorosa e firme (Efésios 6:4, Hebreus 12:5-11, Provérbios 13:24, 19:18, 22:15, 23:13-14, 29:15-17).
• Nutrição – provendo um ambiente de constante apoio verbal, liberdade de falhar, aceitação, afeto e amor incondicional (Tito 2:4, II Timóteo 1:7, Efésios 4:29-32, 5:1-2, Gálatas 5:22, I Pedro 3:8-9).
• Exemplo com integridade – vivendo de acordo com o que ensina, sendo um modelo com o qual o filho possa aprender “captando” a essência de um viver piedoso (Deuteronômio 4:9, 15, 23; Provérbios 10:9, 11:3; Salmos 37:18, 37).

A Bíblia nunca ordena que todas as mulheres devam ser mães. Contudo, diz que aquelas que o Senhor abençoa e se tornam mães devem tomar seriamente tal responsabilidade. As mães têm um papel único e crucialmente importante nas vidas de seus filhos. A maternidade não é um trabalho ou tarefa desagradável. Da mesma forma com que uma mãe gera seu filho durante a gravidez, e da mesma forma com que a mãe alimenta e cuida de seu filho durante a infância, as mães têm também um papel constante na vida de seus filhos, adolescentes, jovens adultos e até filhos completamente adultos. Enquanto o papel da maternidade deve se transformar e se desenvolver, o amor, cuidado, educação e encorajamento que uma mãe dá nunca devem terminar.

Jardim das flores - peça teatral

Cenário: Jardim com flores (vista as crianças como flores, faça as pétalas ao redor dos seus rostinhos que serão os miolos e a roupa pode ser verde), as crianças deverão compor o cenário, porém devem representar flores que ainda não floresceram, portanto ficarão sentadas ou como você achar melhor.
Personagens: Um(a) jardineiro(a), um anjo, crianças que compõem o jardim e um narrador.

A peça se inicia com a fala do narrador, enquanto no jardim, o jardineiro anda de um lado para o outro a olhar as suas mudas que não florescem.

(o narrador não aparece na peça, deverá ficar escondido com microfone)

Narrador: Em um vilarejo bem distante, havia um jardineiro que amava muito a Deus, mas estava tão triste porque ele tinha um jardim que não cresciam flores. Ele andava o dia todo pelo jardim mas não achava solução para o seu problema. Mas um belo dia ele recebeu uma visita muito especial.

(entra o anjo)

Anjo: Olá, tudo bem?
Jardineiro: Você é um anjo?
Anjo: Sim! O Senhor Criador me mandou aqui para te ajudar.
Jardineiro: Obrigado, mas acho que você não vai poder me ajudar.
Anjo: Por que?
Jardineiro: Onde já se viu, anjo entender de jardim e flores?
Anjo: Eu posso não entender muito, mas Deus entende, pois foi Ele quem criou todas as coisas desde um delicado lírio do campo até a mais alta seringueira. E é por isso que Ele é o maior e melhor jardineiro que eu conheço.
Jardineiro: É, eu havia me esquecido da grandeza do nosso Deus, era só pedir que Ele me ajudava.
Anjo: Bom chega de conversa e vamos ao trabalho. Deus me deu algumas sementes, espere que vou buscar.

(o anjo sai)

Narrador: Como alguns de nós o jardineiro se esqueceu da grandeza do nosso Deus, pois é só pedir a Ele com muita fé que Ele nos responde. Mas como Deus sempre pensa em tudo, mandou um anjo para ajudar nossa amiga. Vamos ver o que aconteceu?

(O anjo volta trazendo as sementes num saquinho)

Anjo: Me ajude aqui, por favor!

(o anjo despeja as sementes nas mãos do jardineiro)

Jardineiro: Estou indo, estou indo! Como são lindas essas sementes!
Anjo: Agora eu vou embora, já fiz a minha parte.

(o anjo vai embora)

Jardineiro: Até mais seu anjo!
Agora vou cuidar das minhas filhas, preparar a terra, regar, conversar e esperar até que elas floresçam e me façam muito feliz.

(O jardineiro boceja e cai no sono)
(As crianças levantam como se as sementes estivessem florescendo)

Narrador: Algumas sonecas depois

(O jardineiro acorda)

Jardineiro: Nossa, como o meu jardim está florido, meu Deus como são lindas e perfumadas. Obrigado Senhor por cuidar de nós como seus filhos amados. Por que eu amo cada florzinha dessas como se fossem minhas filhas.
Agora o jardineiro fala com as mamães da igreja: (se preferir, divida esta fala entre as crianças, ficará um pouquinho para cada)
Mas agora nós temos um recadinho para cada mamãe que esta aqui hoje.
Quando Deus colocou aquela sementinha no seu ventre, você preparou a terra, regou e até conversou com ela, fez carícias e já amou profundamente, e esperou durante 9 meses para conhecer aquele pequeno botão.
Então você cuidou, deu banho, viu os primeiros passos, ensinou as primeiras palavras deu as primeiras broncas e ouviu muitos choros, mas valeu a pena, não valeu?
E hoje essas pequenas sementes estão florindo cheias de vigor e de perfume, tão lindas como as suas mães, porque se não fossem elas cuidar de nós poderíamos ter murchado e não estaríamos aqui hoje para contar esta bela história.
E agora este lindo jardim tem um recado.
Todas as crianças: NÓS TE AMAMOS MAMÃE!!!!

Seguidores