17 fevereiro 2014

Ausência parental

Escrito pela Dra. Daniela Levy - Psicóloga. 

A presença dos pais sempre se fez necessária na educação dos filhos. E, hoje, o que se vê são crianças carentes, que se encontram perdidas entre a internet, televisão e videogames .O fato de ambos pais trabalharem fora de casa é, muitas vezes, apontado como um dos principais motivos que levam a falhas na educação infantil, tais como o aparecimento de inúmeros tipos de problemas comportamentais por parte da criança.

Dentre os principais problemas que podemos notar estão:
- agressividade
- problemas escolares
- drogas
- carência afetiva
- depressão

Frequentes queixas que os pais levam ao consultório são de que estão cada vez mais ausentes e por isso não conseguem educar os filhos de forma correta. O importante é saber que pais ausentes não significa necessariamente pais displicentes. O que gera problemas na educação das crianças não é o fato dos pais trabalharem fora, mas a maneira como se comprometem com a educação de seus filhos, a forma como administram seu tempo e o tipo efetivo de educação que colocam em prática.

Pais podem estar fisicamente próximos de seus filhos durante a maior parte do dia, mas podem não estar afetivamente disponíveis a eles. Não conversam intimamente, não brincam, brigam e gritam a maior parte das vezes que se dirigem à criança. Por outro lado, existem famílias que, mesmo estando a maior parte do dia longe de seus filhos, conseguem manter um relacionamento próximo, afetuoso e se envolver na educação dos filhos. 

Pais ausentes devem desenvolver algumas habilidades importantes para participarem ativamente na educação dos filhos: 

- administrar o tempo
- serem afetivos
- monitorar a distância
- ser cuidadoso na escolha de com quem e onde deixar a criança na ausência
- dar atenção
- estarem acessíveis para a criança poder recorrer nos momentos em que precisar

Pais que tiverem dificuldade em como lidar com os filhos e/ou quando os filhos apresentarem comportamentos problemáticos, devem procurar ajuda de um psicólogo infantil.

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