Estudos de Célula: Milagres de Jesus

 Estudo 01: Jesus cura um paralítico (Marcos 2:1-12)


- objetivo: ensinar as crianças que Jesus tem poder para fazer tudo o que pedimos ou buscamos
- versículo: "Peçam e vocês receberão; procurem e vocês acharão; batam e a porta será aberta" - Mateus 7:7

Quebra-Gelo: Você já ajudou alguém que estava doente? (orou por ela, levou ao médico, deu remédio?…)

Mensagem: Alguns dias depois, Jesus voltou para a cidade de Cafarnaum, e logo se espalhou a notícia de que Ele estava em casa. Muitas pessoas foram até lá, e ajuntou-se tanta gente, que não havia lugar nem mesmo do lado de fora, perto da porta. Enquanto Jesus estava anunciando a mensagem, trouxeram um paralítico. Ele estava sendo carregado por quatro homens, mas, por causa de toda aquela gente, eles não puderam levá-lo até perto de Jesus. Então fizeram um buraco no telhado da casa, em cima do lugar onde Jesus estava, e pela abertura desceram o doente deitado na sua cama. Jesus viu que eles tinham fé e disse ao paralítico: —Meu filho, os seus pecados estão perdoados. Alguns mestres da Lei que estavam sentados ali começaram a pensar: “O que é isso que esse homem está dizendo? Isso é blasfêmia contra Deus! Ninguém pode perdoar pecados; só Deus tem esse poder!” No mesmo instante Jesus soube o que eles estavam pensando e disse: —Por que vocês estão pensando essas coisas? O que é mais fácil dizer ao paralítico: “Os seus pecados estão perdoados” ou “Levante-se, pegue a sua cama e ande”? Pois vou mostrar a vocês que eu, o Filho do Homem, tenho poder na terra para perdoar pecados. Então disse ao paralítico: —Eu digo a você: levante-se, pegue a sua cama e vá para casa. No mesmo instante o homem se levantou na frente de todos, pegou a cama e saiu. Todos ficaram muito admirados e louvaram a Deus, dizendo: —Nunca vimos uma coisa assim!

Aplicação: Todos naquela época sabiam dos feitos de Jesus, por isso Ele sempre vivia rodeado por pessoas que precisavam de cura, libertação, ou que simplesmente gostavam de ouvir os seus ensinamentos. Nesse dia em Cafarnaum, a casa onde Jesus estava tinha tanta gente que ninguém mais conseguia entrar ali. O paralítico ou os seus amigos poderiam ter desistido, poderiam deixar para um dia que não tivesse tanta gente cercando o mestre, mas eles tinham certeza de que, se Jesus simplesmente ordenasse, a cura aconteceria. Jesus viu disposição e fé naqueles homens e fez com que naquele dia o paralítico voltasse andando para casa. Creia nisso criança! Você é filho de Deus como Jesus, você também tem poder de orar pelas pessoas para que elas sejam curadas, por isso comece desde já, Deus pode usar as suas mãos para levar cura aos que necessitam!

Atividade: Faça um momento de oração com as crianças. Primeiro ore por todas elas, uma a uma, ministrando unção de cura para que elas possam orar por outras pessoas enfermas com ousadia e coragem sabendo que Deus vai usá-las como usou a Jesus. Depois pergunte se alguma delas tem alguma doença ou algum parente que precise de cura, ore junto com elas declarando com fé a cura para essas pessoas! Não desista, seja persistente! Líder repita o versículo com as crianças.

Exercício prático:
  

Estudo 02: Jesus transforma água em vinho (João 2:1-11)

- objetivo: ensinar as crianças que Jesus pode realizar qualquer milagre, e que Ele pode e deseja sempre nos dar o melhor.
- versículo: “Deu Jesus princípio a seus sinais em Caná da Galileia; manifestou a sua glória, e os seus discípulos creram nele.” - João 2:11

Quebra-GeloVocê já viu um milagre acontecer? Conte como foi.

MensagemJesus e seus discípulos foram convidados para um casamento em Caná da Galiléia. Tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Eles não têm mais vinho. Jesus disse: “Que tenho eu contigo? Ainda não chegou a minha hora.” Maria, talvez não compreendesse o que Jesus dissera, mas mesmo assim ordenou aos empregados: “Façam tudo o que ele mandar.” Ali perto estavam seis potes de pedra; em cada um cabiam entre oitenta e cento e vinte litros de água. Jesus transformou a água em vinho. Em seguida Jesus disse: “Agora tirem um pouco da água destes potes e levem ao mestre da festa.” Ele derramou um pouco de vinho que Jesus tinha feito. Então o mestre da festa provou a água, e a água tinha virado vinho. Ele não sabia de onde tinha vindo aquele vinho, mas os empregados sabiam. Por isso ele chamou o noivo e disse: “Todos costumam servir primeiro o vinho bom e, depois, no final da festa, o vinho comum. Mas você guardou até agora o melhor vinho!” E este foi o primeiro milagre de Jesus!

Aplicação: Jesus, sua família e seus discípulos estavam participando da festa de um casamento. Ao perceber que o vinho tinha acabado, Maria foi falar com Jesus para pedir ajuda. E você? Quem você procura primeiro quando está com um problema? Não se esqueça que Jesus, o Filho de Deus, é o Seu melhor amigo, você pode confiar que ele vai te ajudar! Jesus fez um vinho novo, e o vinho que Ele fez foi ainda melhor do que o primeiro vinho. Quando confiamos em Jesus para nos dizer o que fazer ou para nos dar o que precisamos, Ele sempre nos dá o melhor, mesmo que não pareça ser o melhor para nós. Pode ser que, na hora você não entenda o que Jesus está fazendo, mas você deve sempre confiar no Senhor e Salvador, pois Ele quer o seu bem.

AtividadeDesenhe um jarro grande do tamanho da folha de sulfite. Distribua um para cada criança. Dentro do jarro você pode pedir para as crianças:
- Escrever a história do primeiro milagre de Jesus;
- Desenhar a história
- Decorar o jarro, pintando com lápis de cor, ou colagem de papel colorido, pode ser papel de revista (tipo mosaico).

Estudo 03: A cura da filha de Jairo (Lucas 8:41-42, 49-56)

- objetivo: ensinar as crianças que devemos sempre ter fé e persistência para alcançarmos o nosso milagre.
- versículo: “Sem fé é impossível agradar a Deus” - Hebreus 11:6

Quebra-Gelo: Você já presenciou um milagre acontecer? Como foi?

Mensagem: Então chegou um homem chamado Jairo, que era chefe da sinagoga daquele lugar. Ele se jogou aos pés de Jesus e pediu com insistência que fosse até a sua casa porque a sua filha única, de doze anos, estava morrendo. Enquanto Jesus ia caminhando, a multidão o apertava de todos os lados. Jesus ainda estava falando, quando chegou da casa de Jairo um empregado, que disse: — Seu Jairo, a menina já morreu. Não aborreça mais o Mestre. Jesus ouviu isso e disse a Jairo: Não tenha medo; tenha fé, e ela ficará boa. Quando Jesus chegou à casa de Jairo, deixou que Pedro, João e Tiago entrassem com ele, além do pai e da mãe da menina, e mais ninguém. Todos os que estavam ali choravam e se lamentavam por causa da menina. Então Jesus disse: Não chorem, a menina não morreu; ela está dormindo. Aí começaram a caçoar dele porque sabiam que ela estava morta. Mas Jesus foi, pegou-a pela mão e disse bem alto: — “Talita cume” que significa: “Menina, levante-s!” Ela tornou a viver e se levantou imediatamente. Aí Jesus mandou que dessem comida a ela. Os seus pais ficaram muito admirados, mas Jesus mandou que não contassem a ninguém o que havia acontecido.

Aplicação: Nessa história pudemos conhecer um homem chamado Jairo, que estava tão desesperado com a doença de sua filha que se misturou com a multidão que seguia Jesus mesmo sendo o chefe da sinagoga, pois sabia que Jesus era sua única esperança. Como se a situação já não fosse desesperadora o suficiente, no meio do caminho um dos servos foi até onde ele estava para avisá-lo que sua filha querida havia falecido. Mas Jesus ouvindo isso pediu para que Jairo não desanimasse e seguiu com ele até a sua casa. Ali o ambiente era de tristeza e não de fé, por isso Jesus escolheu as pessoas que ficariam dentro do quarto. E Jairo creu no milagre e viu a sua filha ressuscitar! Aleluia! Assim também é conosco, não devemos desistir e sempre confiar que o Senhor é poderoso para fazer muito mais além do que pedimos ou pensamos!

Atividades
- Morto/Vivo : O líder ou uma criança coordena a brincadeira. Todas as crianças ficam de frente para quem vai dirigir a brincadeira. Quando for dito VIVO as crianças ficam de pé e quando disserem MORTO as crianças abaixam. Ganha quem ficar por último. 
- Liste algumas frases de desânimo que as pessoas dizem para você (ex: “você não vai conseguir”, “seu sonho é impossível de acontecer ”, “você não é inteligente para fazer isso”) e peça para que as crianças rebatam essas frases negativas com palavras de fé. Faça com que todas participem para que aprendam como não dar ouvidos aos comentários ruins das pessoas. 
- Peça para que as crianças, em uma folha em branco, escrevam a palavra FÉ bem grande no centro da folha, e ao redor ou atrás escrevam motivos, versículos e até mesmo testemunhos para nunca esquecerem de ter fé nos momentos difíceis. Elas podem também recortar de revistas alguma figura que lembre sobre a fé. Peça para que elas colem essa folha em algum lugar onde possam ver sempre (ex: guarda-roupa, espelho, porta) para não esquecerem da fidelidade de Deus!

Estudo 04: Jesus acalma a tempestade (Mateus 8:23-27; Lucas 8:22-25)

- objetivo: saber que podemos contar com Jesus em toda e qualquer situação.
- versículo: "Eu estarei com vocês todos os dias". (Mt 28:20).

Quebra-Gelo: Quais são algumas coisas que nos causam medo? Inúmeras vezes os acontecimentos nos deixam perplexos. Há situações que fogem do nosso controle e que parecem nos deixar sem saída. Essa parecia a situação dos discípulos no meio daquela grande tempestade. E Aquele que podia ajudar "estava dormindo". Então, entraram em pânico, até que Jesus acordou e resolveu o problema.
Ainda que a ajuda de Jesus nos pareça demorada, não podemos esquecer que Ele realmente está conosco em qualquer momento da nossa vida.

Mensagem: Todos nós ficamos com medo de vez em quando. Talvez tenham medo de cobras ou de ficar sozinhos na escuridão ou do rapaz grande e bravo que mora no seu quarteirão. Dar as mãos, ter um amigo com quem conversar ou alguém junto de você podem ajudar a superar o medo. Na Bíblia quando os discípulos de Jesus estavam com medo, Eles estavam com medo do mar. Quem já conhece o mar? Ele é muito bonito, mas também é muito perigoso.

Aplicação: Os discípulos ficaram admirados com o poder de Jesus. Eu também ficaria se estivesse lá. Que bom termos Jesus, que é tão poderoso, perto de nós. Por isso, não precisamos ter medo quando estamos sozinhos, no escuro, quando cai um temporal, etc.

Atividade: Faça um momento de oração com as crianças. Primeiro ore por todas elas, uma a uma, ministrando a libertação do medo.

Estudo 05: Milagre não é Mágica

- princípio: Somente Deus realiza verdadeiros milagres.
- objetivo: desmistificar o poder de atração que a mágica exerce nas crianças e mostrar que tudo não passa de uma ilusão. Levar as crianças a desejarem o verdadeiro poder de Deus que opera milagres.
- versículo: O diabo é mentiroso, ele é o pai de todas as mentiras. João 8:44

Quebra-gelo: Descubra a resposta desta charada: “Uma sala tem 4 cantos. Cada canto tem um gato. Cada gato vê 3 gatos. Quantos gatos tem na sala?” (Resposta: 4 gatos). É assim que muita gente faz mágica. Mágica é ilusão; pode até parecer verdade, mas não é. Parecia que a sala estava cheia de gatos, mas na verdade, só havia quatro. Mora: Jesus nunca fez mágica, Ele fez milagres! É sobre isso que vamos falar hoje, vamos repetir juntos: Milagre não é mágica!

Contando históriasJoão 6: 3-14 – A multiplicação dos pães
Jesus subiu em um monte e sentou-se ali com os seus discípulos. Jesus olhou e viu uma grande multidão perto dele. Ele disse a Filipe: “Onde vamos comprar comida para toda esta gente?” Ele sabia muito bem o que ia fazer, mas disse isso para ver qual seria a resposta de Filipe.
Filipe respondeu assim: “para cada pessoa poder receber um pouco de pão, precisaríamos gastar mais de duzentas moedas de prata”. Então André, um dos discípulos disse: “Está aqui um menino que tem cinco pães e dois peixinhos. Mas o que é isso para tanta gente?” Jesus disse: “Digam a todos que sentem no chão”. Todos se sentaram. Estavam ali quase cinco mil homens.
Em seguida, Jesus pegou os pães e deu graças a Deus, repartindo-os com todos; e fez o mesmo com os peixes, comendo todos à vontade. Quando já estavam satisfeitos, Ele disse aos discípulos: “Recolham os pedaços que sobraram a fim de que não se perca nada”. Eles ajuntaram os pedaços e encheram doze cestos com o que sobrou dos cinco pães. Os que viram esse milagre de Jesus disseram: “De fato, este é o profeta que devia vir ao mundo!”

Hora de ouvir: A Bíblia nos conta sobre muitos milagres que Jesus realizou pelo poder de Deus. O milagre da multiplicação dos pães foi um deles. Jesus tinha em suas mãos apenas 5 pães e 2 peixes, mas a Bíblia diz que mais de 5 mil pessoas estavam com fome naquele dia. Você acha que 5 pães seria suficiente para alimentar tanta gente? Estenda sua mão e conte usando os dedos da mão: 1, 2, 3, 4, 5. Veja que os 5 pães nas mãos de Jesus era o mesmo numero de dedos existentes em sua mão, mas 5 mil pessoas podem encher um ginásio de esportes bem grande. Portanto, cinco pães não dariam para alimentar 5 mil pessoas, não é verdade? Então, como será que tanta gente comeu pão e peixe, e ainda sobrou comida?
Naquele dia aconteceu um grande milagre! Jesus multiplicou os pães e os peixes, alimentando uma multidão de pessoas. Mas ainda hoje, algumas pessoas tentam explicar como Jesus fez isso, pois acham que Ele fez alguma mágica, mas isso não é verdade. Jesus realizou todos os milagres através do poder de Deus.
Essa história nos mostra uma verdade importante: milagre não é mágica! Para você entender melhor, vamos falar sobre as diferenças entre milagre e mágica.

Sugestão para o líder: usar uma cartola e uma Bíblia. A medida que for falando das diferenças, vá tirando a frase em negrito sobre mágica de dentro da cartola e as frases sobre milagre de dentro da Bíblia. Em seguida, cole as frases de mágica e milagre, lado a lado, em um quadro ou na parede, para que as crianças vejam todas no final.

• Mágica: o ser humano pode fazer - Mágica é umas coisa que as pessoas inventam, por exemplo: fazer desaparecer uma moeda em uma mão, e depois fazer ela aparecer na outra mão. Isso é apenas um truque.
• Milagre: só Deus pode realizar - Milagre não depende da pessoa, depende somente do poder de Deus.

• A Mágica é uma mentira - Mágica parece verdade, mas é mentira. Ela é uma mentira porque não acontece como você vê. Por exemplo: quando você vê um mágico serrando uma caixa com uma pessoa dentro, parece verdade, mas não é. A mágica é mentira e Deus disse que o diabo é quem mente, ouça: “O diabo é mentiroso, ele é o pai de todas as mentiras”. João 8:44
• O Milagre é verdade - Milagre acontece de verdade. Por exemplo: quando oramos com alguém doente que não pode andar e acontecer um milagre pela oração, a pessoa que o recebeu começará a andar de verdade, porque o poder de Deus operou nela um milagre.

• A Mágica é uma questão de treinamento - Para se fazer Mágica basta que alguém aprenda os truques e treine bastante. É apenas uma questão de esforço humano, pode ser difícil no começo, mas depois, a pessoa aprende a fazer mágica.
• o Milagre é uma questão de fé - Milagre é uma questão de fé! Você não precisa se esforçar, é só acreditar no poder de Deus.

• O objetivo da Mágica é impressionar as pessoas - Quem faz Mágica gosta de se exibir para os outros e receber aplausos, pois todo mágico espera ser reconhecido e elogiado pelo seu trabalho.
• O objetivo do Milagre é glorificar a Deus - No Milagre isso não acontece, pois Deus é quem faz tudo sozinho. As pessoas oram, mas é Deus quem realiza o milagre. Por isso, toda glória é para Deus, e não para qualquer outra pessoa.

• A Mágica não muda a vida de ninguém - Depois da Mágica, as pessoas continuam as mesmas; se estiverem tristes continuarão tristes, se estiverem doentes, continuarão doentes, porque a mágica não tem poder de mudar nada na vida de ninguém.
• O Milagre muda a vida das pessoas - O Milagre muda a vida das pessoas. No caso daquelas que estavam com fome no monte com Jesus, a mágica não poderia ajuda-los, pois continuariam com fome. Mas o que Jesus fez não foi mágica, e sim um milagre, por isso todos comeram e deram glória a Deus! Portanto, entenda isso: “milagre não é magica, milagre é o poder de Deus agindo”

Deus não usa os mágicos, Ele usa pessoas que oram!
Não basta apenas saber as diferenças entre milagre e mágica. O mais importante é saber o que a Bíblia diz sobre mágica: “Não se achará no meio de vós encantador, nem mágico, porque estas coisas não agrada ao Senhor”. Deuteronômio 18:10-11.
Encantador é uma pessoa que usa artes mágicas para impressionar pessoas e conseguir o que querem fazendo feitiços. Essas coisa não agradam a Deus, porque envolvem mentiras e, ainda tem o propósito de enganar pessoas. Se o diabo é o pai da mentira, essas pessoas trabalham para ele. Portanto, Deus não usa esse tipo de gente. É por isso que você não deve aprender a fazer mágica, você deve aprender a orar! Porque através da sua oração Deus poderá realizar muitos milagres!
Agora pense um pouco: antes de Jesus realizar o milagre da multiplicação dos pães e peixes, quem deu a Ele os pães? Um garoto! Havia muitas pessoas naquele lugar, mas apenas um garoto foi usado por Deus para que o milagre acontecesse. Será que hoje existem garotos desejando ser usados por Deus para realizarem milagres?
Aquele garoto deu tudo o que tinha para Jesus. O que você pode dar? Você pode dar seu testemunho falando de Jesus para as pessoas; você pode orar com as pessoas doentes para que sejam curadas; você pode ajudar outras crianças a conhecer Jesus. Há muitas maneiras de ser usado por Deus, você somente precisa saber orar.
Talvez você pense: “Sou só uma criança! Não posso fazer muita coisa” Você não precisa fazer muito, você só precisa crer! E assim Deus fará muitos milagres através da sua fé. Aquele garoto creu e entregou nas mãos de Jesus o que ele tinha, por isso o milagre aconteceu; do mesmo modo, creia que você será usado para fazer parte de grandes milagres! Lembre-se que Deus não usa mágicos, Ele usa pessoas que oram!

Perguntas e respostas
• Quantos pães e quantos peixes o garoto ofertou para Jesus? Resp: 5 pães e 2 peixes
• O que Jesus fez com os pães e peixes? Resp: Ele multiplicou e alimentou uma multidão
• Milagre é o mesmo que mágica? Resp: Não
• Vamos falar as diferenças entre milagre e mágica? Resp:Cada criança deve falar uma diferença
• Se Deus não usa mágicos para relizar milagres, que tipo de pessoa Ele usa? Resp: Pessoas que oram
• Que tipo de pessoa Deus falou para seu povo que não deveria estar no meio deles? Resp: Encantadores e mágicos
• A mágica é verdade ou mentira? Resp: Mentira.
• Quem é o pai da mentira? Resp: O diabo
• Qual o versículo de hoje? Resp: João 8:44
• Há alguém aqui que precisa de um milagre de Deus hoje? (Convide as crianças para orarem por um milagre)

Atividade: Escreva as frases abaixo em papéis separados e misture-as. Em seguida, coloque os papéis dentro de um chapéu. Então, separe as crianças em duplas, uma de frente a outra, de maneira que formem duas fileiras. Permita que cada criança da fila 1 retire uma frase. Depois que todas as crianças tirarem seus papéis, elas deverão ler a frase. Após a leitura, a dupla de cada criança deverá dizer de aquela frase está falando a respeito de milagre ou de mágica. Quem disser a resposta correta, marca um ponto para a dupla. Depois que todas as crianças da primeira fila falarem, deixe que as crianças da segunda fila retirem seus papéis. Execute a dinâmica da mesma maneira, até que todas as crianças tenham respondido. A fila que mais acertar vence a brincadeira. Dê um chocolate para cada criança que responder corretamente.
- Jesus curou muitos doentes
- Jesus ressuscitou os mortos
- Jesus multiplicou pães
- Pedro andou sobre as águas
- Não há nada impossível para Deus
- Eu posso fazer um coelho desaparecer
- Eu posso acertar a data do seu aniversário
- Escolha, em segredo, uma carta no baralho, e eu direi qual carta é
- Eu posso abrir portas ao dizer Abracadabra, do mesmo modo como Harry Potter faz!
- Varinhas mágicas existem e funcionam.
  

Estudo 06: Os leprosos (Lucas 17:11-19)

Você vai precisar de:
• Dez homens vestidos com roupas dos tempos bíblicos e com manchas nos braços.
• Um adulto representando Jesus.
NOTA: No momento certo da narração, os leprosos deverão sair de vários lugares do auditório e vir à frente.

Mensagem: Devemos ser sempre agradecidos.

Hora da História:
Era uma vez, dez homens que tinham uma doença de pele terrível, chamada lepra. Vamos contar quantos homens eram? (À medida que você for contando, eles vão se levantando de onde estiverem e vêm à frente.)
As pessoas não queriam pegar a doença e mandaram então esses homens irem morar bem longe, fora da cidade. Eles não podiam visitar seus amigos nem sua família, e viviam muito tristes e sozinhos. Como vocês se sentiriam se não pudessem visitar seus amigos ou sua família?
Certo dia, os leprosos souberam que Jesus ia passar perto de onde eles se escondiam. Quando viram Jesus Se aproximando, começaram a gritar:
- Jesus! Jesus! Tem piedade de nós!
Por que os homens doentes não se aproximaram de Jesus? Jesus sabia por que eles tinham ficado longe dEle, sem se aproximarem. Ele sabia que estavam doentes e disse:
- Vão ao templo e mostrem a sua pele ao sacerdote!
Os dez homens obedeceram e logo começaram a andar na direção da cidade. Enquanto andavam, perceberam que estavam curados (os homens saem de onde estão e vêm pelo corredor central da igreja). Um foi curado, dois foram curados, três, quatro, cinco, seis, sete foram curados, oito, nove foram curados. Os dez foram curados! Como vocês acham que eles se sentiam ao ver que não estavam mais doentes? Os homens curados ficaram muito felizes e foram embora. Todos, menos um. Este homem que ficou, parou, deu meia volta e ajoelhou-se aos pés de Jesus e O agradeceu por tê-lo curado.

Vocês se lembram de alguma coisa, pela qual devem agradecer a Jesus? Vamos agradecer a Ele, agora, em oração (orar com as crianças).

Estudo 07: O funeral interrompido (Lucas 7: 11-17)

Você vai precisar de:
• Roupas dos tempos bíblicos.
• Prepare uma maca com pedaços de madeira e pano.
• Coloque um fundo musical fúnebre (use como ilustrações do funeral)

Mensagem: Jesus pode transformar nossa tristeza em alegria.

Hora da História
Certo dia, Jesus resolveu ir à cidade de Naim. Era uma longa e cansativa caminhada entre morros e estradas empoeiradas. Os discípulos não entendiam por que o Mestre queria ir àquela cidade. Eles não sabiam, mas Jesus sabia que o filho de uma viúva dessa pequena cidade havia acabado de morrer.
Enquanto as pessoas caminhavam até o cemitério, a multidão ia crescendo cada vez mais (um grupo de pessoas entra pelo corredor central da igreja com uma maca).
Ao se aproximar da cidade, Jesus viu aquele cortejo fúnebre. O grupo estava levando um corpo para o cemitério. No entanto, alguma coisa maravilhosa estava para acontecer. Todos sentiam muito pela pobre viúva. Era o seu único filho e agora ela havia ficado sozinha. A pobre mãe chorava muito, enquanto caminhava junto ao corpo do filho.
Ao Se aproximar, Jesus disse à viúva, com muito amor: - Não chore!
Então, Ele tocou o caixão e falou: - Jovem, a ti te digo: Levanta-te! Em seguida, o moço se moveu e seus olhos se abriram. Ele se assentou na maca e começou a falar. A mãe o abraçou chorando, mas agora suas lágrimas eram de felicidade. Os que testemunharam esse milagre ficaram cheios de admiração. Todos ficaram muito contentes. Jesus havia transformado toda a tristeza que sentiam em muita alegria.
É maravilhoso saber que Jesus entende cada um de nós e sempre está pronto a nos ajudar. Devemos agradecer a Jesus a cada dia por Sua ajuda.

Atividade

Estudo 08: Pedro é salvo de um afogamento (Mateus 14: 22-36)

Você vai precisar de:
• Caixa com objetos (um pedaço de TNT azul para cobrir toda a caixa).
• Bonecos plásticos com roupas típicas da época.
• Um barco.
NOTA: Ao fazer Pedro andando sobre o tecido, ele deverá afundar levemente.

Mensagem: Quando olhamos para Jesus estamos seguros.

Hora da História
Numa noite, Jesus subiu ao Monte das Oliveiras para orar. Dessa vez, Ele estava sozinho. Os discípulos haviam ido pescar no Mar da Galiléia. Depois de orar, Jesus resolveu ir até onde os discípulos estavam. Já era escuro, o vento soprava forte e o mar estava muito bravo.
Em vez de pegar um barco, Jesus simplesmente começou a caminhar sobre a água do mar. É claro que Ele podia fazer isso! Ele foi o Criador de tudo. Mas quando os discípulos O viram, ficaram com muito medo.
- É um fantasma! É um fantasma! – gritavam eles, ao ver o vulto branco caminhando sobre as águas.
- Sou Eu! Não temam! Jesus falou.
Sempre com uma brilhante ideia, Pedro falou: - Senhor, se és Tu, realmente, deixa-me ir até aí Contigo!
- Vem, Pedro! – respondeu Jesus.
Era preciso coragem, numa noite tão escura, mas Pedro foi recompensado. Estava andando sobre as águas, como Jesus. Sua alegria e coragem, porém, não duraram muito. Desviando os olhos de Jesus, Pedro começou a afundar.
-Senhor, salva-me! – Pedro gritou.
Jesus o tomou pela mão e o segurou. Logo que os dois entraram no barco, o mar ficou calmo novamente. Assim como Pedro, quando olhamos para Jesus, estamos seguros

Estudo 09: Uma estrangeira em necessidade (Mateus 15:21-28)

Você vai precisar de:
• Crianças vestidas com roupas típicas, representando diversos países.
• Uma mulher com traje diferenciado (estrangeira).

Mensagem: Mesmo no meio da multidão, Jesus sempre nos escuta.

Hora da História
Vocês sabem o que é um estrangeiro? Os estrangeiros são pessoas que não pertencem ao nosso país, como os alemães, os chineses, africanos, holandeses, etc.
Hoje, quero que vocês conheçam algumas delas (as crianças vestidas entram pelo corredor central da igreja).
Um dia, uma mulher estrangeira, isto é, que não pertencia ao povo judeu, seguiu o grupo que viajava com Jesus. De algum modo, ela tinha ouvido falar a respeito dEle e de Seu poder de curar, pois ela dizia: - Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim! Minha filha está terrivelmente endemoninhada!
A princípio, Jesus fez como se não houvesse percebido a presença dela. Entretanto, a mulher continuava gritando: - Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim!
Os discípulos se sentiram incomodados com ela. Viram que era uma estrangeira. Como poderia essa pessoa esperar qualquer auxílio de Jesus? E disseram a Jesus que a mandasse embora, pois ela estava perturbando muito.
A mulher foi se aproximando e logo que chegou bem perto de Jesus, caiu aos Seus pés e exclamou, desesperada: - Senhor, socorre-me!
Um grito de socorro como esse, não importa a raça – pode ser de um brasileiro, um alemão, chinês, australiano, africano, japonês, hindu, pode vir de qualquer pessoa – sempre encontra resposta no coração de Jesus.
Jesus ouviu e atendeu ao pedido da mulher, mas antes Ele queria ensinar uma lição muito importante aos discípulos e procurou conversar com a mulher: - Não fica bem tirar o pão dos filhos para lançá-lo aos cães.
A mulher e os discípulos sabiam muito bem o que Jesus estava dizendo: Que Ele não deveria deixar de servir aos judeus para servir a uma pessoa de outra raça.
Com humildade e fé, porém, a mulher respondeu: - Isso é verdade, Senhor! Mas os cães também comem as migalhas que caem da mesa dos seus donos.
A mulher agora estava dizendo que, como Jesus tinha tantas bênçãos para dar, poderiam sobrar algumas para os estrangeiros. Isto mostrou que ela cria que Jesus poderia ajudar qualquer pessoa, em qualquer lugar. E Jesus atendendo à sua súplica, respondeu: - Mulher, grande é a tua fé. Faça-se contigo como tu queres!
Nesse momento, a filha daquela mulher ficou curada. Como é bom saber que Jesus veio a este mundo para servir, curar e ajudar a todos nós!

Atividade

Estudo 10: A pesca maravilhosa (Mateus 4:18-22; Marcos 1:16-20; Lucas 5:1-11)

Você vai precisar de:
• Um barco de papelão ou outro que tiver disponível.
• Duas redes de pesca (podem ser pedaços de material tecido com cordão ou nylon).
• Algumas crianças com roupas da época, para representar os discípulos pescando.
• Um adolescente representando Jesus.
• Se não for possível, providenciar o barco, usando uma bacia pintada com cenas do fundo do mar (ou materiais baratos que podem ser encontrados em lojas de miudezas e importados), pedaços de tule, imitando redes de pesca (um com peixinhos colados nele e o outro sem nada). Outra boa opção é cortar uma caixa grande de papelão no formato de um barco e forrar com papel imitando madeira. As crianças ficam atrás, imitando pescadores (nesse caso, colocar um suporte para que o “barco” fique na posição desejada).

Mensagem: Jesus supre as nossas necessidades.

Hora da História
Havia sido uma noite terrível para Pedro, André, Tiago e João. Eles eram pescadores e haviam passado a noite toda no mar, tentando pescar alguma coisa, mas não conseguiram pescar nenhum peixe sequer. Eles lançaram as redes ao mar várias vezes; mudaram de lugar e nada! Nenhum peixe! (As crianças no barco fazem o movimento de lançar as redes ao mar e as recolhem sem peixes. Ou a professora joga pedaços de tule na bacia e o tira vazio).
Ao amanhecer, estavam exaustos e muito tristes. Eles precisavam comprar comida para as suas famílias, mas não tinham dinheiro, pois não haviam pescado nada para vender no mercado.
Estavam tão cansados, tão tristes e desanimados! Como poderiam voltar para casa de mãos vazias!
Enquanto estava lavando as redes e se preparando para voltar para casa, eles ouviram uma multidão se aproximando.
Jesus estava caminhando e ensinando a respeito da Palavra de Deus. A multidão era tão grande, que muitos não podiam ver Jesus nem ouvir direito o que Ele falava. Jesus, ali na margem, viu os barcos de Pedro, André, Tiago e João e eles ali por perto, lavando as redes de pesca.
Jesus entrou no barco de Pedro e pediu que ele empurrasse um pouco o barco para que se afastasse da margem. Sentado no barco, Jesus continuou ensinado a multidão. Quando terminou, disse a Pedro: - Pedro, vá para o meio do mar e lance a rede novamente.
Ao ouvir isso, Pedro respondeu: - Senhor, trabalhamos a noite toda e não pescamos nada, mas, como o Senhor está mandando, vamos lançar a rede novamente.
Entraram no barco e foram para o mar lançar a rede. Ao jogarem a rede novamente, pescaram tantos peixes (mostrar a rede cheia de peixinhos) que a rede começou a se rasgar. Fizeram um sinal para os companheiros que estavam no outro barco para que eles viessem ajudar e conseguiram encher os dois barcos com os peixes que estavam na rede. Como ficaram felizes! Agora tinham peixe suficiente para vender no mercado e conseguir dinheiro para a família. Não voltariam para casa de mãos vazias.
Depois desse milagre, Jesus disse a Pedro, André, Tiago e João: - Venham Comigo, agora vocês vão ser “pescadores de homens”!
Jesus estava dizendo que daquela hora em diante, eles iriam ajudá-Lo na missão de conquistar pessoas para o Seu reino.
Pedro, André, Tiago e João passaram a seguir Jesus e se tornaram Seus discípulos. Quão maravilhoso é nosso Amigo Jesus! Ele sempre nos ajuda e atende às nossas necessidades.

Atividade

Estudo 11: A cura da sogra de Pedro (Mateus 8.14-17, Marcos 1.29-34, Lucas 4.37-40)

- versículo: “Porque para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas.” Lucas 1:37
- objetivo: aprender que quando Jesus entra na nossa casa o milagre acontece.

Introdução
Durante o tempo em que Jesus viveu na terra, Ele estava sempre anunciando a Palavra de Deus. Pregava nas sinagogas*, nas aldeias e cidades, de maneira incansável, Jesus não tinha onde reclinar a cabeça, mas seus discípulos tinham suas casas e se ofereciam para hospedar o Mestre.
Pedro era ajudante de Jesus. Aonde Jesus ia Pedro o seguia; eles estavam sempre juntos.
Certa vez, quando voltavam da sinagoga*, Jesus foi à casa de Pedro com Tiago e João. Chegando lá, Pedro viu sua sogra, a mãe de sua esposa, deitada com muita febre.
(*sinagoga=igreja dos judeus)

Desenvolvimento
Porém, Pedro confiava em Jesus. Ao invés de dar remédios, a primeira coisa que pensou foi pedir para Jesus curá-la.
Pedro sabia que Jesus era capaz de curar paralíticos (pessoas que não podem andar) e leprosos (pessoas com uma doença na pele). Por isso, era capaz também de curar uma febre. Isso mesmo! Jesus cura a febre!
Vendo o sofrimento da sogra de Pedro, Jesus tomou-a pela mão e a febre saiu dela, passou na hora!
Então, ela levantou-se cheia de força e vigor, curada!
Como é bom confiar em Jesus. Quando queremos alguma coisa, não há nada melhor do que pedir e confiar no Senhor.
Sabem o que fez a sogra de Pedro depois de curada? Será que ela ficou deitada?
Ao perceber que já estava curada, a sogra de Pedro levantou-se rapidamente e começou a servir todos que ali estavam. Ela preparou uma gostosa refeição para Jesus.
Deus não quer ver ninguém com dor de garganta, dor de ouvido, resfriado, com doença alguma. Ele quer ver seus filhos fortes, alegres, bem dispostos, correndo, brincando e principalmente, o servindo. Por isso, Ele nos dá saúde.
Vejam como a mulher logo teve força para trabalhar. Não continuou deitada na cama. Assim que ficou boa procurou ajudar as outras pessoas.
É importante pedir saúde a Jesus para que possamos servi-lo, e ajudar as pessoas que precisam da nossa ajuda, como mamãe, papai, o irmão, a vovó...

Conclusão
Jesus gostava de ajudar as pessoas. Ajudando aos outros, Ele estava servindo a Deus. Ele ensinava as pessoas sobre o amor de Deus Pai.
Ajudava curando os doentes, cegos, aleijados, surdos e todas as pessoas que precisavam da sua ajuda.
A sogra de Pedro após ficar curada, pôde ajudar as pessoas que estavam em sua casa.
Seja como Jesus, procure ajudar aqueles que estão pertinho de você. Não se esqueça também que Jesus pode curar qualquer doença.

Atividade


- extraído dos blogs "Turminha da Viva" e "Mirian Galli"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores